Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1554
Título: Impactos da síndrome dos ovários policísticos na saúde feminina: uma revisão
Autor(es): Xylaras, Beatriz Duarte Palma
Oliveira, Isabella Morais de
Almeida, Rachel Brandão Albuquerque de
Palavras-chave: Anovulação
Hiperandrogenismo
Metabolismo
Resistência à insulina
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: OLIVEIRA, Isabella Morais de; ALMEIDA, Rachel Brandão Albuquerque de. Impactos da síndrome dos ovários policísticos na saúde feminina: uma revisão. São Paulo, 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença crônica endócrinoginecológica que acomete cerca de 5% a 20% das mulheres no planeta. É uma doença de difícil diagnóstico, uma vez que apresenta características muito similares a outras doenças, como o hiperandrogenismo, e há diversos critérios para o diagnóstico. É uma síndrome que afeta não só a parte reprodutiva da saúde da mulher, mas também o metabolismo geral, sendo uma de suas principais características a presença de resistência insulínica. O objetivo deste estudo é revisar os mecanismos envolvidos e as diferentes implicações da SOP na saúde feminina. Este estudo inclui abordagens que se aprofundam na fisiopatologia desta doença para compreender a relação das características da SOP e como o metabolismo afeta a fertilidade e viceversa. Será abordada desde a dificuldade de chegar ao diagnóstico preciso até como essas mulheres são afetadas na reprodução humana assistida, como, por exemplo, com a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano devido ao elevado número de folículos. Não há ainda uma cura para a SOP, apenas tratamento para seus sintomas. Estudos revelaram melhora da Síndrome com mudanças no estilo de vida, com implementação de atividade física na rotina e alimentação saudável, com dietas low carb. Nota-se escassez ainda nos estudos da SOP, devido à alta variedade de características, não sendo possível definir um tratamento adequado ou uma fisiopatologia específica.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1554
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Isabella Morais de Oliveira.pdf786.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.