Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1545
Título: A influência da microbiota vaginal na persistência do papilomavírus humano e no desenvolvimento de câncer de colo uterino
Autor(es): Navarro, Andreia Neves Comodo
Silva, Gabriella Peruci Gomes Torres da
Palavras-chave: Disbiose
Lactobacillus delbrueckii
Microbiota
Neoplasias do colo do útero
Papillomavirus humano
Vagina
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SILVA, Gabriella Peruci Gomes Torres da. A influência da microbiota vaginal na persistência do papilomavírus humano e no desenvolvimento de câncer de colo uterino. São Paulo, 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: A infecção por subtipos oncogênicos do Papilomavírus Humano é uma condição necessária para que se originem lesões de alto grau no colo uterino, entretanto, apenas a presença do vírus no ambiente vaginal não é o suficiente para induzir o câncer, indicando o envolvimento de outros fatores no processo da carcinogênese. Nesse contexto, a composição da microbiota vaginal aparenta ser um importante fator para elevar ou reduzir o risco de desenvolvimento de câncer cervical. A microbiota vaginal em condições saudáveis é caracterizada por uma grande presença de bactérias do gênero Lactobacillus spp., que desempenham um importante papel na manutenção da homeostase local, auxiliando na prevenção de infecções por microrganismos patogênicos. Entretanto, em situações de disbiose, em que ocorre uma redução ou até esgotamento de lactobacilos, observa-se uma proliferação de microrganismos patogênicos, que interfere na integridade física do epitélio e estabelece um quadro inflamatório, fatores que propiciam a infecção e persistência do HPV, favorecendo a oncogênese. Por meio da caraterização da microbiota com base em sequências de 16S rRNA, foi possível associar a presença de certos tipos de comunidades bacterianas à frequência do HPV e a processos neoplásicos em mulheres HPV positivo, reforçando o impacto das alterações na microbiota na progressão patológica da infecção pelo vírus.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1545
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriella Peruci Gomes Torres da Silva.pdf779.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.