Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1543
Título: CAR-T cell como tratamento para a Leucemia Linfoblástica Aguda de células B em crianças
Autor(es): Oliveira, Patrícia Aparecida Ferreira de
Zillig, Gabriela Raide
Palavras-chave: Imunoterapia adotiva
Leucemia-linfoma linfoblástico de células T precursoras
Metanálise em rede
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: ZILLIG, Gabriela Raide. CAR-T cell como tratamento para a Leucemia Linfoblástica Aguda de células B em crianças. São Paulo, 2023. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário, São Paulo, 2023.
Resumo: A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é uma neoplasia hematológica decorrente da transformação maligna dos precursores linfoides na medula óssea, com posterior proliferação e expansão para sangue periférico e sítios extramedulares. Para tentar contornar os efeitos colaterais da quimioterapia e a possibilidade de recidiva da doença, foi desenvolvido um tipo de tratamento com CAR-T cell, que é uma terapia de células T com receptor de antígeno quimérico. Neste modelo, são apresentadas altas taxas de resposta na população com leucemia recidivada ou refratária. Essa nova terapia foi criada para ser um tratamento com eficácia maior do que a quimioterapia, porém existem diversas reações adversas associadas a essa nova terapia, como a síndrome de liberação de citocinas, neurotoxicidade, síndrome de neurotoxicidade associada a células efetoras imunes (ICANS) e a citotoxicidade. A única terapia aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a Kymriah® (tisagenlecleucel), tendo como indicação a utilização em pacientes infantis e adultos de até 25 anos portadores de LLA. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a eficácia da CAR-T cell e realizar uma análise comparativa entre os tratamentos convencionais para LLA com a CAR-T cell. As vantagens notáveis da terapia CAR-T cell em comparação com os outros tratamentos é a intervenção abrupta e a infusão única de células CAR-T, além da eficácia poder persistir por décadas, já que as células podem sobreviver a longo prazo no paciente, tendo a aptidão constante de encontrar e eliminar as células leucêmicas durante uma possível recidiva. A principal desvantagem deste tratamento é o preço, podendo ultrapassar o valor de um milhão de dólares. A partir das informações apresentadas, observa-se que a terapia CAR-T cell é bem-sucedida na eliminação da doença, sem necessitar de uma combinação entre os tratamentos já existentes. Entretanto, é necessário o barateamento da técnica para conseguir ser implementada no sistema de tratamento dos hospitais, principalmente os públicos.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1543
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Zillig.pdf817.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.