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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Jeane de Jesus Zanetti | en_US |
dc.contributor.author | Manzini, Marina Ferreira Rodrigues | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T17:40:35Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T17:40:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MANZINI, Marina Ferreira Rodrigues. A reprodução das relações de poder a partir do controle de corpos nas instituições escolares. São Paulo, 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1526 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho percorre a evolução da organização escolar desde o século XVIII até os dias atuais, destacando a influência da revolução industrial na formação das escolas. A regulamentação escolar e a obrigatoriedade da educação surgiram visando qualificar a população para a crescente demanda industrial. Filósofos como Locke, Descartes, Kant e Rousseau influenciaram essa transição, retirando a influência religiosa do Estado. Com o advento da máquina a vapor, a migração para as cidades e o aumento populacional, surge uma nova ordem social, intensificando as tensões entre classes. Engels1 destaca o ciclo vicioso do capitalismo, onde o progresso de alguns é prejudicial para outros. A escola, associada ao modelo de produção industrial, adota técnicas eficientes de padronização, divisão e repetição das tarefas. Foucault destaca o controle sutil nas instituições educacionais, formando "corpos dóceis" e explora a escola como uma máquina de aprender e vigiar, consolidando o controle sobre corpos e mentes. Nesse mesmo cenário, Bourdieu e Passeron abordam o capital cultural na reprodução das desigualdades. Paulo Freire e bell hooks são autores que propõem uma educação contra hegemônica, enfatizando o diálogo, a conscientização e a transformação social. Ao final, o trabalho encerra mostrando a possibilidade de uma escola democrática, participativa e crítica como agente de transformação social. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Educação | en_US |
dc.subject | Instituições escolares | en_US |
dc.subject | Relações de poder | en_US |
dc.subject | Transformação social | en_US |
dc.title | A reprodução das relações de poder a partir do controle de corpos nas instituições escolares | en_US |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en_US |
dc.publisher.course | Pedagogia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Marina Ferreira Rodrigues Manzini - final 28-11.pdf | 273.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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