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dc.contributor.advisorGarcia, Jeane de Jesus Zanettien_US
dc.contributor.authorManzini, Marina Ferreira Rodriguesen_US
dc.date.accessioned2024-03-05T17:40:35Z-
dc.date.available2024-03-05T17:40:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMANZINI, Marina Ferreira Rodrigues. A reprodução das relações de poder a partir do controle de corpos nas instituições escolares. São Paulo, 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1526-
dc.description.abstractEste trabalho percorre a evolução da organização escolar desde o século XVIII até os dias atuais, destacando a influência da revolução industrial na formação das escolas. A regulamentação escolar e a obrigatoriedade da educação surgiram visando qualificar a população para a crescente demanda industrial. Filósofos como Locke, Descartes, Kant e Rousseau influenciaram essa transição, retirando a influência religiosa do Estado. Com o advento da máquina a vapor, a migração para as cidades e o aumento populacional, surge uma nova ordem social, intensificando as tensões entre classes. Engels1 destaca o ciclo vicioso do capitalismo, onde o progresso de alguns é prejudicial para outros. A escola, associada ao modelo de produção industrial, adota técnicas eficientes de padronização, divisão e repetição das tarefas. Foucault destaca o controle sutil nas instituições educacionais, formando "corpos dóceis" e explora a escola como uma máquina de aprender e vigiar, consolidando o controle sobre corpos e mentes. Nesse mesmo cenário, Bourdieu e Passeron abordam o capital cultural na reprodução das desigualdades. Paulo Freire e bell hooks são autores que propõem uma educação contra hegemônica, enfatizando o diálogo, a conscientização e a transformação social. Ao final, o trabalho encerra mostrando a possibilidade de uma escola democrática, participativa e crítica como agente de transformação social.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectEducaçãoen_US
dc.subjectInstituições escolaresen_US
dc.subjectRelações de poderen_US
dc.subjectTransformação socialen_US
dc.titleA reprodução das relações de poder a partir do controle de corpos nas instituições escolaresen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen_US
dc.publisher.coursePedagogia-
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