Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1521
Título: Epigenética na gestação: importância da vitamina D
Autor(es): Favero, Deise Cristina Oliva Caramico
Sena, Ana Carolina Silva de
Gomes, Ingrid Felippello
Godoy, Júlia Maria
Sakuda, Luana
Bertolasi, Marcela Falqueiro
Palavras-chave: Epigenômica
Gravidez
Vitamina D
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SENA, Ana Carolina Silva de et al. Epigenética na gestação/ importância da vitamina D. São Paulo, 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Introdução: No âmbito da genética, a epigenética se destaca como um campo de estudo que investiga as modificações que controlam a expressão dos genes sem modificar a sequência do DNA em resposta ao ambiente externo. Nesse contexto, a disponibilidade de vitamina D surge como variável crucial que pode desencadear alterações epigenéticas, moldando não apenas a saúde materna e fetal imediata, mas também influenciando futuras gerações. A vitamina D é conhecida por seu papel no crescimento, desenvolvimento, absorção e metabolismo ósseo e observa-se cada vez mais correlações quando examinada em profundidade. O consumo de alimentos como peixes gordurosos, gema de ovo, fígado e cogumelos apesar de apresentarem em sua composição o colecalciferol, não é suficiente para garantir níveis adequados dessa vitamina no sangue, além da baixa exposição solar também contribuir para a hipovitaminose D, observada em 85% das gestantes no Brasil. Objetivo: Compreender a importância da vitamina D na modificação genética de células fetais e maternas, bem como explorar possíveis implicações clínicas. Metodologia: Foi feita uma revisão narrativa, com busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, publicados nos idiomas português e inglês, a partir de 2009. Foram empregados os operadores booleanos "AND" e "OR" para combinar as seguintes palavras-chave: "epigenetics" or "epigenetic modifications," "vitamin D" or "cholecalciferol," and "pregnancy" or "gestation" or "pregnancy complications. Resultados: Durante a gestação o feto em crescimento está sob influência de fatores endógenos e exógenos, que podem resultar em consequências em longo prazo no desenvolvimento da prole visto que, tem sido sugerido que até 200 genes podem ser regulados pela forma ativa da vitamina D (1,25 diidroxivitamina D), indicando seu papel altamente pleiotrópico. Essa vitamina está envolvida na regulação da proliferação celular, diferenciação, apoptose, função imune, participação na resposta inflamatória e manutenção da função de estabilidade do genoma. Sua deficiência ou insuficiência durante a gestação tem sido relacionada à pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, distúrbios na formação óssea, maior risco de necessidade de cesariana e parto prematuro. Desta forma, a suplementação de vitamina D na gestação em doses adequadas é extremamente importante para a prevenção de algumas complicações observadas durante a gravidez. Conclusão: A vitamina D é imprescindível para a prevenção de complicações durante a gestação e na prevenção de doenças futuras no indivíduo gerado. Devido à alta prevalência de hipovitaminose D no Brasil e no mundo, sua suplementação em doses adequadas é muito importante, podendo variar de acordo com a necessidade individual, condição de saúde e a região onde as gravidas residem, a fim de garantir os níveis plasmáticos ideais e evitar possíveis complicações que podem ocorrer durante a gravidez.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1521
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Silva de Sena.pdf387.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.