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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiaccio, Maria Cristina de Melloen_US
dc.contributor.advisorGuerra, Grazia Mariaen_US
dc.contributor.authorHashimoto, Priscilla Cerulloen_US
dc.date.accessioned2023-09-29T14:03:26Z-
dc.date.available2023-09-29T14:03:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHASHIMOTO, Priscilla Cerullo. Estratégias educacionais para o desenvolvimento profissional de novas gerações de enfermeiros. São Paulo, 2016. 220 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1511-
dc.description.abstractThis dissertation has the objective of systematize which educational strategy has been developed for the next professional nurse’s generations. It is an exploratory descriptive research, with two different stages: the first one aims an integrative review and the second stage is proposal of developing a consolidated for the most important educational strategies for nursing professionals. To serve as a research guideline, the question was elected: “How much important are the technology and professor’s role at new nurse’s generations professional development? The methodology chosen is known as “PVO” (Participants, Variables and Outcomes). The article’s research was made in Scielo, Lilacs, BVS and SibiUSP databases, limited for 2010-2015 period, only for complete digital text available, in the referred databases, on English or Portuguese, and those articles without those requirements, or those what didn’t contain the keywords generations, educational technologies, learning, continuous education at nursing; were foreclosed. This search found out 1958 articles. After a cautious Reading of title, abstract and complete text, 1914 articles were foreclosed since them don’t represent significance or relationship to the proposed study. In order to make easier to understanding the discussion, it was prepared a summary of each article related to the theme, and there were identified 14 different educational strategies and other 14 strategies based on previous studies. They were grouped in three categories for similarity on their method for knowledge transmition: virtual environment learning, direct instruction learning and experience-based learning. These categories were cross-checked with generational perspectives for Nursing and professor’s role, discussing the merits and flaws for each. From the 28 strategies, 36% could be applied for Baby Boomer generation; 71% for X generation, 86% for Y generation and 82% for Z and alpha generations. Accordingly, to those categories, 100% of virtual environment learning could be easily applied to Y, Z and alpha generations, 45% to X generation and has no use for Baby Boomer’s generation. For direct instruction learning, 80% could be applied for Baby Boomers, 90% for X generation, 70% for Y generation and 60% for Z and alpha generations. The experience-based learning is applicable only 29% for Baby Boomers, and 86% for the other generations. The conclusion is that the new educational strategies had changed the learning traditional focus, from a knowledge storage and information spread, to competencies, values, attitude acquisition, those becoming more and more relevant to the professional Market.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectAprendizagemen_US
dc.subjectEducação a distânciaen_US
dc.subjectEducação continuada em enfermagemen_US
dc.subjectTecnologia educacionalen_US
dc.titleEstratégias educacionais para o desenvolvimento profissional de novas gerações de enfermeirosen_US
dc.typeDissertaçãoen_US
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Enfermagem-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo sistematizar estratégias educacionais para o desenvolvimento profissional de novas gerações de enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória de nível descritiva, com duas fases: a primeira fase trata-se de uma revisão integrativa e a segunda fase da construção de uma proposta de estratégias educacionais voltadas ao desenvolvimento profissional de novas gerações de enfermeiros. Para nortear a busca bibliográfica elegeu-se a seguinte pergunta: Qual a influência da tecnologia e do papel do professor no desenvolvimento profissional da nova geração de enfermeiros? Adotando a metodologia conhecida pelo acrônimo PVO. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, BVS, SibiUSP no período de 2010 a 2015, disponíveis eletronicamente em texto completo, nas referidas bases de dados, nos idiomas português ou inglês, sendo excluídos artigos fora do período delimitado, não disponíveis em texto completo, os que se repetiram na combinação dos descritores e/ou não tinham relação com o objetivo da pesquisa utilizando os descritores gerações; tecnologia educacional; aprendizagem; educação continuada em enfermagem . A busca as bases de dados, considerando a utilização de todos os descritores, localizou 1958 artigos. Após a realização da leitura do título, resumo e textos na íntegra, foram excluídos 1914, artigos que não contemplaram o tema do estudo e não foram associados com a questão norteadora, para facilitar a abordagem e a compreensão da discussão foi realizada a síntese de cada artigo correlacionando com o estudo, identificando nestes artigos 14 estratégias, além destas através de fundamentação teórica foram encontradas mais 14 estratégias educacionais possíveis de serem utilizadas, agrupadas por similaridade na forma de transmissão de conhecimento, dando origem a três categorias, são elas: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Instrução Direta e Aprendizado por Experiência correlacionando com a nova geração de enfermeiros e a influência do professor em sala de aula bem como as vantagens e suas limitações uma vez que associadas a melhora da qualidade na assistência. Nota-se que das 28 estratégias relacionadas às gerações há um total de 36% que podem ser aplicadas na Geração Baby Boomer; 71% na Geração X; 86% na Geração Y e 82% na Geração Z e Alpha. De acordo com as categorias elencadas, observa-se que 100% das estratégias AVA podem ser facilmente utilizadas nas gerações Y, Z e Alpha e apenas 45% na Geração X e sem aplicação na Geração Baby Boomer. Na categoria ID 80% podem ser aplicadas na Geração Baby Boomer, 90% na Geração X, 70% na Geração Y e 60% na Geração Z e Alpha. Para a categoria AE 29% é utilizado na Geração Baby Boomer e 86% nas demais categorias, fato este que deve ser correlacionado com as características e as tendências das gerações frente ao processo de aprendizagem. Conclui-se que as novas estratégias educacionais modificaram o foco da aprendizagem, perpassando do contexto armazenamento de conteúdo e disseminação de informações para a aquisição de competências, atitudes, valores e transferências, fundamentais para a entrada no mercado de trabalho.-
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