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Título: O que os alunos de escola pública e particular da cidade de São Paulo sabem sobre alimentação saudável?
Título(s) alternativo(s): What do public and private school students in the city of São Paulo know about healthy eating?
Autor(es): Grodzicki, Naila Maria Banduk
Soliman, Matheus Tavaren
Campos, Larissa Defini de
Mello, Ana Paula de Queiroz
Palavras-chave: Adolescente
Ciências da nutrição
Obesidade
Dieta saudável
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário UniEVANGÉLICA
Citação: DE CAMPOS, L. D. et al. O que os alunos de escola pública e particular da cidade de São Paulo sabem sobre alimentação saudável? Revista Educação em Saúde, v. 8, n. 2, p. 83–88, 18 dez. 2020.
Resumo: Objetivo: Identificar percepção sobre alimentação saudável entre adolescentes de escola pública e particular (SP/SP). Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, sem intervenção, com aplicação de um questionário sobre consumo alimentar entre adolescentes. A amostra foi composta por alunos de ambos os sexos, de 12-15 anos, dos 7º-9º anos do ensino fundamental, de escolas pública e particular na zona sul. Após autorização dos pais, os alunos responderam um questionário online para mensurar conhecimento e aplicabilidade sobre alimentação saudável. Resultados: A amostra foi composta por 108 alunos (53 de escola pública e 55 particular) com idade de 13,5±0,8 anos, 35,2% (n=38) meninos e 64,8% (n=70) meninas. Aproximadamente, 42% dos alunos da escola particular relataram consumo de arroz e feijão diariamente, e 85% dos alunos da pública (p<0,001). Na amostra total, os alunos acertaram de 27-95% das questões relacionadas ao conhecimento sobre alimentação saudável, sendo, que o número de acertos médio foi de 63%. Na escola pública, os alunos acertaram, em média, 52,5% das questões, e na particular, 65% (p<0,001). As questões sobre a relação alimento-doença, carboidratos, gorduras, proteína, caloria, sal e açúcar tiveram maior acerto entre os alunos da escola particular comparada à pública (p<0,05). Conclusão: Os alunos da escola particular apresentaram melhor desempenho teórico comparada à pública. Apesar da diferença da pontuação entre as escolas, em média, os alunos da amostra total tiveram nota abaixo de 70% de acertos. Acredita-se que estratégias envolvendo educação alimentar e nutricional nas escolas se fazem necessárias para melhorar a prevenção e controle da obesidade.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1504
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