Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1492
Título: Caracterização e implicações da síndrome de neoplasia hereditária multilocus (MINAS): novas descobertas e perspectivas
Autor(es): Marini, Marjorie Mendes
Silva, Sophia Mascagni
Palavras-chave: Neoplasias - genética
Síndromes neoplásicas hereditárias
Síndrome da neoplasia hereditária multilocus
Variantes patogênicas
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SILVA, Sophia Mascagni. Caracterização e implicações da síndrome de neoplasia hereditária multilocus (MINAS): novas descobertas e perspectivas. São Paulo, 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: As Síndromes de predisposição hereditárias ao câncer (SPHC) representam entre 5 a 10% dos tumores malignos existentes e são caracterizadas por alterações genéticas que aumentam as chances de determinados tipos de tumores se desenvolverem em indivíduos da mesma família. Nessas síndromes observa-se a presença de variantes germinativas patogênicas em genes de predisposição ao câncer (GPCs) que acometem múltiplos membros da mesma família. Atualmente sabe-se que uma pequena parcela dos pacientes portadores de SPHC, também apresentam a Síndrome de Neoplasia Hereditária Multilocus, do inglês Multilocus Inherited Neoplasia Allele Syndrome (MINAS). O termo MINAS, é utilizado para descrever pacientes portadores de duas ou mais variantes germinativas patogênicas em genes de predisposição ao câncer distintos, associados a alta ou moderada penetrância. Com o expressivo crescimento do diagnóstico genético por metodologias de sequenciamento de exoma e genoma na pesquisa e com o uso de painéis multigenes na medicina personalizada, é visto um aumento de notificações de indivíduos portadores de MINAS. Na maioria dos casos, evidências sugerem efeitos aditivos resultando da combinação das variantes encontradas em pacientes com MINAS. Apesar das recentes descobertas e do crescente número de publicações e notificações, as implicações clínicas de portadores de MINAS ainda carece de estudos, sendo necessárias mais evidências sobre etiologia dos tumores, efeitos aditivos, sinérgicos e riscos modificados nesses indivíduos. O objetivo deste trabalho é descrever e caracterizar as síndromes de Neoplasia Hereditária Multilocus por meio de uma revisão bibliográfica integrativa e uma análise crítica de dados.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1492
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sophia Mascagni Silva.pdf731.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.