Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Wanusa Rodrigues daen_US
dc.contributor.authorSilva, Adriana Pereira daen_US
dc.contributor.authorRestrepo, Andressa Marquesen_US
dc.date.accessioned2023-08-08T19:08:28Z-
dc.date.available2023-08-08T19:08:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Pereira da; RESTREPO, Andressa Marques. O estudo do meio como prática de aprendizagem. São Paulo, 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1486-
dc.description.abstractO Estudo do Meio é uma metodologia pedagógica distinta das convencionais, pois possibilita aos alunos a vivência prática dos conteúdos escolares de forma interdisciplinar e coletiva, integrando diversos saberes ao abordar os conhecimentos tradicionalmente relacionados a disciplinas específicas. O Estudo do Meio ultrapassa o ambiente escolar e ocorre em espaços não formais da educação, fazendo-se necessário o planejamento de suas etapas para o alcance do objetivo de estudos. A partir dos conteúdos ministrados em sala de aula, do contato direto com a realidade a ser estudada, da dialogicidade e trocas de experiências, o Estudo do Meio contribui para a construção de saberes pelos e entre os sujeitos envolvidos, fornecendo elementos para que os alunos possam construir sua própria leitura de mundo e compreender a realidade material e das relações sociais vividas que se constroem no espaço local. É uma metodologia que permite que os conteúdos façam sentido aos alunos, e a construção do conhecimento se dá de forma individual através de suas percepções subjetivas e coletivas devido a interação entre eles. Ela também permite aos professores que deixem de ser meros detentores e reprodutores de conhecimentos e criem suas práticas pedagógicas, instigando o interesse dos alunos de modo que processo de ensino-aprendizagem se torne mais significativo e proporcione um olhar crítico e investigativo, entendendo-se como elo entre o aluno e conhecimento.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectEducação integralen_US
dc.subjectEnsino e aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino fundamentalen_US
dc.subjectInterdisciplinaridadeen_US
dc.subjectPrática de ensinoen_US
dc.titleO estudo do meio como prática de aprendizagemen_US
dc.typetccen_US
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Pereira da Silva.pdf276.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.