Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Wanusa Rodrigues da | en_US |
dc.contributor.author | Silva, Adriana Pereira da | en_US |
dc.contributor.author | Restrepo, Andressa Marques | en_US |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T19:08:28Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T19:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana Pereira da; RESTREPO, Andressa Marques. O estudo do meio como prática de aprendizagem. São Paulo, 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1486 | - |
dc.description.abstract | O Estudo do Meio é uma metodologia pedagógica distinta das convencionais, pois possibilita aos alunos a vivência prática dos conteúdos escolares de forma interdisciplinar e coletiva, integrando diversos saberes ao abordar os conhecimentos tradicionalmente relacionados a disciplinas específicas. O Estudo do Meio ultrapassa o ambiente escolar e ocorre em espaços não formais da educação, fazendo-se necessário o planejamento de suas etapas para o alcance do objetivo de estudos. A partir dos conteúdos ministrados em sala de aula, do contato direto com a realidade a ser estudada, da dialogicidade e trocas de experiências, o Estudo do Meio contribui para a construção de saberes pelos e entre os sujeitos envolvidos, fornecendo elementos para que os alunos possam construir sua própria leitura de mundo e compreender a realidade material e das relações sociais vividas que se constroem no espaço local. É uma metodologia que permite que os conteúdos façam sentido aos alunos, e a construção do conhecimento se dá de forma individual através de suas percepções subjetivas e coletivas devido a interação entre eles. Ela também permite aos professores que deixem de ser meros detentores e reprodutores de conhecimentos e criem suas práticas pedagógicas, instigando o interesse dos alunos de modo que processo de ensino-aprendizagem se torne mais significativo e proporcione um olhar crítico e investigativo, entendendo-se como elo entre o aluno e conhecimento. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Educação integral | en_US |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | en_US |
dc.subject | Ensino fundamental | en_US |
dc.subject | Interdisciplinaridade | en_US |
dc.subject | Prática de ensino | en_US |
dc.title | O estudo do meio como prática de aprendizagem | en_US |
dc.type | tcc | en_US |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Pereira da Silva.pdf | 276.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.