Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1482
Título: O uso de agentes anabolizantes no doping esportivo
Autor(es): Poppe, Sandra Castro
Souza, Maria Gabriela Bacchin de
Palavras-chave: Doping no esporte
Esteróides androgênicos anabolizantes
Efeitos adversos
Hormônios
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SOUZA, Maria Gabriela Bacchin de. O uso de agentes anabolizantes no doping esportivo. São Paulo, 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Com o objetivo de desenvolver habilidades físicas, como aumento da massa muscular e força, obter satisfação estética, e conquistar a vitória em campeonatos, muitos indivíduos recorrem ao uso de substâncias dopantes para facilitar esses processos de forma mais rápida. Uma das classes de substâncias dopantes mais utilizadas por atletas e não atletas são os esteroides anabólicos androgênicos (EAA), compostos sintéticos derivados da testosterona. O objetivo desse trabalho é descrever de forma explicativa os efeitos, positivos e negativos, desencadeados por esteroides anabólicos androgênicos no organismo, de forma que fique nítido o motivo pelo qual o uso desses compostos não compensa os efeitos adversos que eles desencadeiam. Para isso, essa revisão bibliográfica foi realizada a partir da leitura e análise de 51 artigos, selecionados de acordo com relevância para o tema abordado e grau de complexidade, para auxiliar na melhor explicação dos elementos abordados. Os esteroides anabólicos androgênicos de fato interferem no músculo esquelético, desencadeando aumento de massa muscular por meio de mecanismos genômicos, não genômicos e anticatabólicos. Contudo, não é só no sistema musculoesquelético que essas substâncias interferem, e sim em vários outros sistemas do organismo, impactando na saúde e qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, é preciso colocar na balança os efeitos desejados versus uma gama de efeitos colaterais, para chegar à conclusão que a conquista de uma medalha de ouro ou uma simples aprovação estética não compensa os danos desencadeados na saúde do indivíduo.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1482
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Gabriela Bacchin de Souza.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.