Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1478
Título: Assistência ao processo de parto sob a perspectiva de mulheres assistidas em um centro de parto normal
Autor(es): Oliveira, Léa Dolores Reganhan de
Viana, Giovana Bonfim
Cozer, Grace Caren Vieira
Prado, Isabella Sanchez
Rodrigues, Maria Eduarda Finelli de Freitas
Silva, Natalia Rossini da
Palavras-chave: Humanização da assistência
Saúde da mulher
Trabalho de parto
Violência obstétrica
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: VIANA, Giovana Bonfim et al. Assistência ao processo de parto sob a perspectiva de mulheres assistidas em um centro de parto normal. São Paulo, 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, diversas diretrizes orientadoras das práticas obstétricas foram propostas com vista à melhoria da qualidade do parto e nascimento, assim como a formulação de políticas e programas mais amplos voltados à saúde da mulher. Porém, é de conhecimento público que a assistência deve ser aprimorada para garantir à mulher o seu direito ao mais alto padrão de saúde, conforme estabelecido pela Constituição e por documentos internacionais assinados pelo Brasil. OBJETIVO: Levantar e analisar a perspectiva de mulheres acerca da assistência recebida durante o trabalho de parto e parto. MÉTODO: Tratou-se de um estudo epidemiológico, observacional e transversal, realizado com mulheres assistidas durante o trabalho de parto e o parto em uma instituição de saúde da rede pública de um município do Estado de São Paulo. Utilizou-se um questionário para obter a caracterização sociodemográfica e obstétrica, bem como, para mensurar o grau de satisfação das parturientes sobre a assistência de saúde recebida. Houve a aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa para a realização da pesquisa. A coleta de dados ocorreu entre agosto e outubro de 2022. Os dados coletados foram analisados por meio da estatística descritiva e foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis levantadas. RESULTADOS: Dentre as 80 participantes, a média de idade foi de 26,6 anos, a maioria se autodeclarou como parda, prevalentemente solteiras, com o ensino médio completo e a renda familiar em média de 1,9 salários-mínimos. Em relação ao grau de satisfação acerca da assistência recebida no centro de parto normal, foi possível verificar que a vasta maioria das mulheres se sentiu completamente satisfeita. Entretanto, foi observado certo grau de insatisfação com o estímulo para mudança de posição e uso do toque vaginal durante a evolução do trabalho de parto. CONCLUSÃO: No geral, a percepção das mulheres foi de alto nível de satisfação com relação ao atendimento recebido. Todavia, a utilização do toque vaginal apropriado e o estímulo para mudança de posição durante o trabalho de parto, por não terem atingido o mesmo grau de satisfação, são práticas que merecem aperfeiçoamento na área obstétrica, de modo a aprimorar a assistência e promover, em maior amplitude, a humanização no processo de parto e nascimento.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1478
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana Bonfim Viana.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.