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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasques, Raquel Candido Ylamasen_US
dc.contributor.authorFartes, Beatriz Lanferinien_US
dc.contributor.authorOliveira, Bruna Pedroso deen_US
dc.contributor.authorSantos, Giovanna Paula dosen_US
dc.contributor.authorSilva, Rebeca Fernandez Petinassi daen_US
dc.date.accessioned2023-08-07T19:27:04Z-
dc.date.available2023-08-07T19:27:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFARTES, Beatriz Lanferini et al. Métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com transtorno do espectro autista. São Paulo, 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1477-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange um conjunto de condições que comprometem em algum nível o comportamento social levando a criança a vivenciar obstáculos em diversos âmbitos. Pesquisas mostram que enfermeiros apresentam um déficit no conhecimento quanto às necessidades da criança com TEA, evidenciando a necessidade de maior aprofundamento sobre a prática, o ensino, a pesquisa, e no aperfeiçoamento de intervenções e abordagens. Sendo assim, considera-se importante conhecer os métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA. Identificar métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA Para a realização dessa revisão integrativa foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: “Existem métodos que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA?”, revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: BDENF, LILACS e MEDLINE utilizando os termos de busca: “Transtorno do espectro autista”, “Criança”, “enfermagem”, “comunicação” e “criança hospitalizada". Foram incluídos artigos publicados entre o período de 2012 a 2022 nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos incluídos foram apresentados em tabela e a análise dos resultados foi realizada de forma descritiva apresentando os objetivos de cada estudo, sendo a maior parte dos artigos encontrados no idioma inglês e foram excluídos artigos que não estavam disponíveis na íntegra. Foram elencadas as categorias falta de conhecimento referente ao autismo, papel do enfermeiro no atendimento à criança com TEA, influência da relação família-criança no atendimento, métodos de intervenção que auxiliam na abordagem e plano de cuidado da criança com TEA. Identificou se a falta de conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre o TEA. Destaca-se também a importância do atendimento individualizado para a criança autista. A relação com os pais auxilia no atendimento, visto que são os indivíduos que estão mais próximos à criança e conhecem suas particularidades. Por fim, evidenciou-se quais métodos que podem ser utilizados, sendo eles: a intervenção musical, Social Stories, caixa sensorial, carrinho sensorial, livro de imagens e kit de enfrentamento. A pesquisa torna-se relevante ao fomentar a importância da capacitação dos enfermeiros acerca do assunto, bem como da necessidade de manterem-se atualizados sobre métodos que podem corroborar para o aprimoramento do atendimento de enfermagem.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectCriançaen_US
dc.subjectEnfermagemen_US
dc.subjectPesquisaen_US
dc.subjectTranstorno do espectro autistaen_US
dc.titleMétodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com transtorno do espectro autistaen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen_US
dc.publisher.courseEnfermagem-
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