Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1477
Título: Métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com transtorno do espectro autista
Autor(es): Vasques, Raquel Candido Ylamas
Fartes, Beatriz Lanferini
Oliveira, Bruna Pedroso de
Santos, Giovanna Paula dos
Silva, Rebeca Fernandez Petinassi da
Palavras-chave: Criança
Enfermagem
Pesquisa
Transtorno do espectro autista
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FARTES, Beatriz Lanferini et al. Métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com transtorno do espectro autista. São Paulo, 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange um conjunto de condições que comprometem em algum nível o comportamento social levando a criança a vivenciar obstáculos em diversos âmbitos. Pesquisas mostram que enfermeiros apresentam um déficit no conhecimento quanto às necessidades da criança com TEA, evidenciando a necessidade de maior aprofundamento sobre a prática, o ensino, a pesquisa, e no aperfeiçoamento de intervenções e abordagens. Sendo assim, considera-se importante conhecer os métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA. Identificar métodos de abordagem que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA Para a realização dessa revisão integrativa foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: “Existem métodos que podem ser utilizados pelo enfermeiro para aprimorar o atendimento à criança com TEA?”, revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: BDENF, LILACS e MEDLINE utilizando os termos de busca: “Transtorno do espectro autista”, “Criança”, “enfermagem”, “comunicação” e “criança hospitalizada". Foram incluídos artigos publicados entre o período de 2012 a 2022 nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos incluídos foram apresentados em tabela e a análise dos resultados foi realizada de forma descritiva apresentando os objetivos de cada estudo, sendo a maior parte dos artigos encontrados no idioma inglês e foram excluídos artigos que não estavam disponíveis na íntegra. Foram elencadas as categorias falta de conhecimento referente ao autismo, papel do enfermeiro no atendimento à criança com TEA, influência da relação família-criança no atendimento, métodos de intervenção que auxiliam na abordagem e plano de cuidado da criança com TEA. Identificou se a falta de conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre o TEA. Destaca-se também a importância do atendimento individualizado para a criança autista. A relação com os pais auxilia no atendimento, visto que são os indivíduos que estão mais próximos à criança e conhecem suas particularidades. Por fim, evidenciou-se quais métodos que podem ser utilizados, sendo eles: a intervenção musical, Social Stories, caixa sensorial, carrinho sensorial, livro de imagens e kit de enfrentamento. A pesquisa torna-se relevante ao fomentar a importância da capacitação dos enfermeiros acerca do assunto, bem como da necessidade de manterem-se atualizados sobre métodos que podem corroborar para o aprimoramento do atendimento de enfermagem.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1477
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca Fernandez Petinassi da Silva.pdf397.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.