Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1472
Título: Alfabetização pós-pandemia : repensando práticas
Autor(es): Garcia, Jeane de Jesus Zanetti
Farias, Márcia Antunes de
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Escolas
Escrita
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FARIA, Márcia Antunes de. Alfabetização pós-pandemia: repensando práticas. São Paulo, 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mostrar, através das pesquisas bibliográficas, um panorama do problema da alfabetização no Brasil. Inicia-se com um breve histórico anterior à pandemia da covid-19, as consequências causadas pela paralisação das aulas, o desafio do ensino remoto, os principais impactos da pandemia da covid-19 na alfabetização das crianças, a retomada das aulas presenciais e e as propostas de avanço para o futuro da alfabetização. Aborda-se também o aumento expressivo do número de crianças brasileiras não-alfabetizadas e compara a qualidade do ensino antes do período pandêmico com os períodos pré e pós-pandemia, com base nos números divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2012 a 2021 (dados correspondentes ao 3º trimestre de cada ano), IBGE Educa (2019), Todos pela Educação (2021), UNICEF (2019). Apresenta os desafios que muitos professores tiveram que enfrentar para dar continuidade nas aulas, desde o mais urgente: alimentação das crianças longe da escola. Também relata as estratégias dos professores para aprender/ensinar o ensino remoto. Discute ainda, a retomada das aulas presenciais, a questão da segurança das medidas sanitárias, dos conflitos emocionais, perda do vínculo afeito e pertencimento da escola e o retrocesso da aprendizagem e por fim, relata alguns pontos importantes sobre o futuro da alfabetização, com base na imensa pesquisa deixada pela professora Magda Soares, no seu o livro Alfaletrar, e as contribuições de Emília Ferreiro com base no seu livro A Psicogêneses da Língua Escrita.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1472
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Antunes de Farias.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.