Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcia, Jeane de Jesus Zanettien_US
dc.contributor.authorFarias, Márcia Antunes deen_US
dc.date.accessioned2023-08-02T15:04:12Z-
dc.date.available2023-08-02T15:04:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFARIA, Márcia Antunes de. Alfabetização pós-pandemia: repensando práticas. São Paulo, 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1472-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo mostrar, através das pesquisas bibliográficas, um panorama do problema da alfabetização no Brasil. Inicia-se com um breve histórico anterior à pandemia da covid-19, as consequências causadas pela paralisação das aulas, o desafio do ensino remoto, os principais impactos da pandemia da covid-19 na alfabetização das crianças, a retomada das aulas presenciais e e as propostas de avanço para o futuro da alfabetização. Aborda-se também o aumento expressivo do número de crianças brasileiras não-alfabetizadas e compara a qualidade do ensino antes do período pandêmico com os períodos pré e pós-pandemia, com base nos números divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2012 a 2021 (dados correspondentes ao 3º trimestre de cada ano), IBGE Educa (2019), Todos pela Educação (2021), UNICEF (2019). Apresenta os desafios que muitos professores tiveram que enfrentar para dar continuidade nas aulas, desde o mais urgente: alimentação das crianças longe da escola. Também relata as estratégias dos professores para aprender/ensinar o ensino remoto. Discute ainda, a retomada das aulas presenciais, a questão da segurança das medidas sanitárias, dos conflitos emocionais, perda do vínculo afeito e pertencimento da escola e o retrocesso da aprendizagem e por fim, relata alguns pontos importantes sobre o futuro da alfabetização, com base na imensa pesquisa deixada pela professora Magda Soares, no seu o livro Alfaletrar, e as contribuições de Emília Ferreiro com base no seu livro A Psicogêneses da Língua Escrita.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectAprendizagemen_US
dc.subjectEscolasen_US
dc.subjectEscritaen_US
dc.titleAlfabetização pós-pandemia : repensando práticasen_US
dc.typetccen_US
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Antunes de Farias.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.