Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Elisa | en_US |
dc.contributor.author | Silva, Rita Eunice Cardoso da | en_US |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T14:54:32Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02T14:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rita Eunice Cardoso da. Reflexões sobre a educação do nosso século a partir do pensamento de Hannah Arendt. São Paulo, 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1471 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho abordamos alguns aspectos do pensamento de Hannah Arendt acerca da educação. Para nossa compreensão de seu pensamento, utilizamos seu livro Entre o Passado e o Futuro. Discorremos reflexivamente sobre A crise da educação, texto base e fundamental para essa tarefa, dado que essa é a principal preocupação de Hannah Arendt frente a uma sociedade fragilizada e seus anseios em busca de paradigmas e de segurança. Buscamos ompreender a perplexidade de Arendt com as inversões a que o mundo estava sujeito e, consequentemente, com os efeitos nos indivíduos. Para melhor entendimento e esclarecimento, apoiamo-nos na tese de mestrado de Vanessa S. deAlmeida, Amor Mundi e educação, e no artigo do professor Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. Concentramo-nos nos preceitos imprescindíveis para compreender a abordagem de Hannah Arendt sobre a educação, que são os conceitos de autoridade e natalidade, os quais nos tornam claro que a experiencia humana, mundana e histórica e suas variedades são o elo da autoridade entre os educandos e um mundo de heranças e promessas. Assim, fica evidente que tais dimensões autorizam o lugar do educador e sua responsabilidade na relação pedagógica. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Autoridade | en_US |
dc.subject | Educação | en_US |
dc.title | Reflexões sobre a educação do nosso século a partir do pensamento de Hannah Arendt | en_US |
dc.type | tcc | en_US |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Eunice Cardoso da Silva.pdf | 367.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.