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dc.contributor.advisorLelli, Eleandra Aparecidaen_US
dc.contributor.authorOliveira, Magna Limaen_US
dc.date.accessioned2023-08-02T14:33:29Z-
dc.date.available2023-08-02T14:33:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Magna Lima. Os desafios da educação de jovens e adultos no Brasil: o analfabetismo como um problema social. São Paulo, 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1467-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a temática Os Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O analfabetismo como um problema social. A realização dessa pesquisa surgiu da necessidade de saber quais os desafios da Educação de Jovens e adultos? Por que o analfabetismo é um problema social? como objetivo provocar uma reflexão sobre os desafios da Educação de Jovens e adultos, analisando o analfabetismo como consequência das desigualdades sociais e econômicas bem como as dificuldades enfrentadas por pessoas das periferias e do sertão nordestino, que na luta pela sobrevivência não tiveram tempo nem condições de ir à escola, consequentemente, hoje são jovens, adultos e idosos analfabetos ou semianalfabetos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites que abordam sobre o tema. No desenvolvimento desse trabalho constarão dois capítulos: o primeiro percorrerá pelo breve histórico da Educação de Jovens e Adultos, iniciando o trajeto com a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais, no segundo capítulo intitulado, O Método Paulo Freire de Alfabetização e os desafios da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, será apresentado as considerações finais a respeito do tema e seus objetivos, assim como uma breve análise acerca das aprendizagens obtidas no processo de elaboração deste trabalho. Conclui-se, portanto que o método Paulo Freire se constitui uma mudança de concepção, pois revela o princípio de que é necessário partir da realidade do educando, conhecer o mundo que o sujeito está inserido e buscar os significados na formação de um sujeito crítico e consciente de seu próprio aprendizado na busca por uma educação de qualidade que vise à formação global do educando.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectEducação de jovens e adultosen_US
dc.subjectPolitica socialen_US
dc.titleOs desafios da educação de jovens e adultos no Brasil: o analfabetismo como um problema socialen_US
dc.typetccen_US
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

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