Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1457
Título: Importância do nutricionista na adesão e efetividade do aleitamento materno
Autor(es): Ganen, Aline de Piano
Rafael, Ingrid Alessandra
Custódio, Laís Regina Araújo
Moscão, Letícia de Araújo
Stawski, Marcos Jacques
Marasca, Maria Nilza
Palavras-chave: Aleitamento materno
Cuidado pré-natal
Equipe de assistência ao paciente
Nutricionistas
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: RAFAEL, Ingrid Alessandra et al. Importância do nutricionista na adesão e efetividade do aleitamento materno. São Paulo, 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: O aleitamento materno (AM) é o momento em que o lactente recebe o leite humano, que pode ser ordenhado ou ofertado através da mama. Esse processo traz inúmeros benefícios, tanto à mãe que amamenta quanto ao bebê que recebe esse leite. O sucesso na prática do AM pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo a atuação do nutricionista. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar a importância da atuação do nutricionista no êxito do aleitamento materno e os fatores intervenientes à esta prática. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre 1996 e 2023, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed, nas línguas inglesa e portuguesa. A partir da análise de dados, notou-se que o momento da amamentação é um dos mais significantes para promover o vínculo entre a mãe e o lactente, bem como promover benefícios imunológicos e prevenção de doenças e comorbidades ao longo de seu desenvolvimento. Estes benefícios relacionam-se à oferta de fatores imunológicos presentes no leite humano, como a oferta inicial de colostro e de leite materno nos dois primeiros anos de vida, contribuindo com a redução na mortalidade infantil, doenças infecciosas, dentre outros quadros inflamatórios. Além disso, a oferta de leite materno favorece o desenvolvimento do sistema neuromotor e o amadurecimento do sistema gastrointestinal do bebê. As principais intercorrências no momento da amamentação são o ingurgitamento mamário, mamilos doloridos, fissura mamilar, mastite puerperal entre outras. Desta forma, evidencia-se a importância de a nutriz ter acesso a assistência nutricional desde o pré-natal para que ocorra a prática do AM. No Brasil, há algumas políticas públicas que incentivam essa prática. Portanto, considera-se que a atuação do nutricionista junto à equipe multidisciplinar é de grande valia para o sucesso do aleitamento materno, sendo este profissional capacitado para realizar orientações diante as dificuldades envolvidas no aleitamento, além de contribuir para a promoção dessa prática, promovendo assim, benefícios fisiológicos, neurológicos e psicossociais.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1457
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Alessandra Rafael.pdf355.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.