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dc.contributor.advisorDaibem, Ana Maria Lombardien_US
dc.contributor.advisorHossne, William Saaden_US
dc.contributor.authorAndrade, Juliana Ferreira deen_US
dc.date.accessioned2023-07-26T17:57:06Z-
dc.date.available2023-07-26T17:57:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationANDRADE, Juliana Ferreira de. A contribuição da bioética para a fisioterapia na relação professor-aluno durante o estágio em ambiente hospitalar ? prudência e vulnerabilidade. São Paulo, 2016. 71 p. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1454-
dc.description.abstractDuring eight years in probation supervision area, the author experienced several bioethical dilemmas associated with teacher-student relationship that interfered with the formation of a critical and reflective professional and not just technicalities. During the eight years of experience in training supervision area, I experienced many bioethical dilemmas associated with teacher-student relationship. The consideration of these situations can contribute to the formation of a critical-reflective practitioner and not just technicalities. As a result, Bioethics is being inserted in a slow, piecemeal fashion as a subject in the curriculum of physical therapy because it provides principles and frameworks that guide reflections about dilemmas. Throughout the internship in the hospital area, beyond the basics, the references of Bioethics prudence and vulnerability are present for the establishment of a teacher student relationship humanized. The aim of this study was to verify the interference of bioethical vulnerability and prudence reference to the teacher-student relationship during the course of hospital training, as positive tools in building an ethical professional committed to the humanization of "care"; and analyze, according to the assumptions of Bioethics, the difficulties encountered by the teacher in the hospital during the stage in order to respect the vulnerability of students in Physiotherapist formation process. For preparation of this work, a systematic review of the literature from the search for articles with a qualitative approach indexed in Scielo, Medline and Lilacs have been published from 2000 to 2014 was carried out; and analyzed the observation of teaching practice of the author herself. Prudence teacher, manifested in their attitudes and dialogue, respecting thus the student's vulnerability, showing feelings such as fear, malaise, among others, leads to the development of strategies for these feelings are minimized. There is no need to belittle this student with offensive dialogue, as this is disrespectful to him as a human being and it hurts thus their dignity.-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectBioéticaen_US
dc.subjectHumanização da assistênciaen_US
dc.subjectFisioterapiaen_US
dc.subjectEstágiosen_US
dc.subjectPopulações vulneráveisen_US
dc.titleA contribuição da bioética para a fisioterapia na relação professor-aluno durante o estágio em ambiente hospitalar – prudência e vulnerabilidadeen_US
dc.typeDissertaçãoen_US
dc.publisher.courseMestrado em Bioética-
dc.description.resumoDurante oito anos na área de supervisão de estágio, a autora vivenciou diversos dilemas bioéticos associados à relação professor-aluno que interferiam na formação de um profissional crítico-reflexivo e não apenas tecnicista. A reflexão sobre essas situações pode contribuir para a formação de um profissional crítico-reflexivo e não apenas tecnicista. Em virtude disso, a Bioética está sendo inserida de forma lenta e fragmentada como disciplina no currículo da Fisioterapia, pois ela fornece princípios e referenciais que norteiam reflexões acerca de dilemas. Ao longo do estágio na área hospitalar, além dos princípios, os referenciais da Bioética prudência e vulnerabilidade estão presentes para que se estabeleça uma relação professor aluno humanizada. O objetivo desta pesquisa foi verificar a interferência dos referenciais bioéticos vulnerabilidade e prudência na relação professor-aluno durante a realização do estágio hospitalar, como ferramentas positivas na construção de um profissional ético compromissado com a humanização do “cuidar”; e analisar, segundo os pressupostos da Bioética, as dificuldades encontradas pelo professor no ambiente hospitalar durante o estágio visando respeitar a vulnerabilidade dos alunos no processo de formação do Fisioterapeuta. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura a partir da busca de artigos com abordagem qualitativa indexados nas bases de dados SciELO, MEDLINE e LILACS que tenham sido publicados no período de 2000 a 2014; e foi analisada a observação da prática pedagógica da própria autora. A prudência do professor, manifestada em suas atitudes e diálogos, respeitando, assim, a vulnerabilidade do aluno, que apresenta sentimentos como medo, mal-estar, entre outros, leva ao desenvolvimento de estratégias para que essas sensações sejam minimizadas. Não há a necessidade de menosprezar esse aluno com diálogos ofensivos, pois isso é um desrespeito a ele enquanto ser humano e fere, dessa forma, sua dignidade.-
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