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dc.contributor.advisorSá, Ana Cristina deen_US
dc.contributor.advisorCiaccio, Maria Cristina de Melloen_US
dc.contributor.authorSantos, Cleonice Maria Clementino dosen_US
dc.date.accessioned2023-07-26T13:39:22Z-
dc.date.available2023-07-26T13:39:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleonice Maria Clementino dos. Gestão humanizada em enfermagem: conceito da equipe de enfermagem e ações que podem viabilizá-la. São Paulo, 2015. 77 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2015.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1451-
dc.description.abstractThis is an exploratory quantitative/qualitative study, with nursing professionals of a public hospital in the city of São Paulo. The subjects picked up actions proposed from a list based on the National Humanization Policy and the bioethics principles, which they consider interesting to be implemented forwarding a humanized management. The study covered 44 nursing professionals, including nurses, practical nurses and nursing assistants. Data collection took place between the first half of March of 2015, inside the institution, by the application of a checklist and recording and/or bookkeeping the subject´s testimony, based on guiding questions, under ethical usual care. The reports were thoroughly read, and skilled in speech categories for further analysis and discussion and figures suffered statistical analysis to compare the responses of the subjects and significance of disclosure. Qualitative analysis listed the following speech categories relating to the behavior / action manager that humanizes: the manager as communicator; the manager as welcoming as the manager who promotes good interpersonal relationship; the manager promoter of environmental improvements. The humanized management, according to the subjects, is characterized by ethical behavior, nice communication, interpersonal interaction, acceptance, motivation and staff development. The actions marked on the check-list by the subjects which favoring humanized management where: hold meetings/meetings between employees and managers; encourage the participation of employees in the planning of nursing actions; encourage participation in training and courses; encourage dialogue, welcome and praise the development, provide feedback on the quality of work, analyze the factors causing suffering and illness at work and avoid them, train staff. Fisher's exact test, revealed that to baccalaureate nurses, diploma nurses and nursing assistants, these proposed actions receive equal significance and importance, if implemented in order to promote a Humanized Management.-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectAdministração de recursos humanos em hospitaisen_US
dc.subjectHumanização da assistênciaen_US
dc.subjectEnfermagemen_US
dc.titleGestão humanizada em enfermagem: conceito da equipe de enfermagem e ações que podem viabilizá-laen_US
dc.typeDissertaçãoen_US
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Enfermagem-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo exploratório, de característica mista quanti/qualitativa, que teve como objetivo levantar, junto a profissionais de enfermagem de um hospital público da capital de São Paulo, a partir das sugestões dos próprios sujeitos e de uma lista de ações pautadas na Política Nacional de Humanização e nos princípios da Bioética, quais dessas ações essa população considera interessantes quanto a serem implantadas visando a gestão humanizada. O estudo abrangeu 44 profissionais de enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. A coleta de dados ocorreu no período da primeira quinzena de março do ano de 2015, dentro da própria Instituição, a partir da aplicação de um check-list e da gravação e/ou escrituração pelo próprio sujeito de depoimentos, baseados em questões norteadoras, tendo sido tomados os cuidados éticos de praxe. Os relatos foram exaustivamente lidos, e qualificados em categorias de discurso para posterior análise e discussão e os dados quantitativos sofreram análise estatística para comparação das respostas dos sujeitos e evidenciação de significância. A análise qualitativa elencou as seguintes categorias de discurso, relativas ao comportamento/ação do gestor que humaniza: o gestor como comunicador; o gestor como acolhedor, o gestor como quem promove a boa relação interpessoal; o gestor promotor de melhorias ambientais. A gestão humanizada, segundo os colaboradores caracteriza-se: pelo comportamento ético, boa comunicação, interação interpessoal, acolhimento, motivação e desenvolvimento das pessoas da equipe. Quanto às ações sugeridas pelos sujeitos que favoreçam a gestão humanizada, estes assinalaram no check-list: realizar encontros/reuniões entre colaboradores e gestores, incentivar a participação dos colaboradores no planejamento de ações de enfermagem, incentivar a participação em treinamentos e cursos, manter-se acessível ao diálogo, acolher e elogiar o colaborador, oferecer feedback da qualidade do trabalho, analisar os fatores causadores de sofrimento e adoecimento no trabalho e evitá-los, treinar a equipe. Foi aplicado o teste exato de Fisher, que revelou que tanto para enfermeiros, quanto para técnicos e auxiliares de enfermagem, estas ações propostas têm igual significância e importância, se implantadas, quanto a promoverem uma Gestão Humanizada.-
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