Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Alfredo Antonio | en_US |
dc.contributor.advisor | Daibem, Ana Maria Lombardi | en_US |
dc.contributor.author | Paranhos, Mirsa Florentino | en_US |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T18:36:34Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T18:36:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | PARANHOS, Mirsa Florentino. A ignorância do outro como um outro de si mesmo: contribuições da bioética para o processo de ensino-aprendizagem. São Paulo, 2015. 104 p. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2015. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1445 | - |
dc.description.abstract | This work aims to bring Bioethics contributions for the teaching-learning process from a critical perspective, considering the ignorance as a functional aspect inherent for the subjects, for realizing the knowledge, which gets stronger by recognizing the ignorance in various levels or types, highlighting the ignorance of the other, not only for not knowing the existence of the other, but for not realizing the existence of the other as another itself. Therefore, the study seeks reference to educational, psychological, social and philosophical contributions in order to add elements in the ethical learning. This action research is also characterized by the observation method, content analysis and qualitative and bibliographic processing through a Freire’s methodological and ideological approach. It draws on theoretical foundations by Paulo Freire, Vigotsky, Bruno Forte, Espinosa, Mary Del Priore, Cipriano Luckesy, William Saad Hossne and others to establish a critical analysis due to their assumptions. Intervention activities, performed on a group of students between 12 and 14 years defined questions about the didactic and pedagogic practices with respect to the ethical principles. These discussions include a more thorough understanding of the mechanisms involving the teaching-learning processes, helping to rethink of more efficient strategies and methodologies for optimizing the process that structure the conditions for better performance of various segments of human construction and productions, and consequently, improve the relationship of humanity. There are many difficulties and inviting Bioethics to be an instrument in the relations and processes in which men are through is a possible way to a more critical and transformative education that exalt the human dignity. | - |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Bioética | en_US |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | en_US |
dc.subject | Educação | en_US |
dc.subject | Relações interpessoais | en_US |
dc.title | A ignorância do outro como um outro de si mesmo: contribuições da bioética para o processo de ensino-aprendizagem | en_US |
dc.type | Dissertação | en_US |
dc.publisher.course | Mestrado em Bioética | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende trazer contribuições da Bioética para o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica, considerando a ignorância como um aspecto funcional, inerente aos sujeitos, para a realização do conhecimento, que se fortalece reconhecendo a ignorância em seus diversos níveis ou tipos, destacando a ignorância do outro, não apenas por não saber da existência do outro, mas por não perceber a existência do outro como sendo um outro de si mesmo. Para tanto, o estudo busca como referência os aportes educacionais, psicológicos, sociais e filosóficos com vistas a agregar elementos na formação ética. Mediante uma abordagem metodológica e ideológica freiriana, esta pesquisa-ação, caracterizada também pela observação e análise de conteúdo e tratamento qualitativo e bibliográfico, recorre a fundamentos teóricos de Paulo Freire, Vigotsky, Bruno Forte, Espinosa, Mary Del Priore, Cipriano Luckesy, William Saad Hossne, entre outros, a fim de estabelecer uma análise crítica decorrente de seus pressupostos. As atividades de intervenção, realizadas em um grupo de estudantes entre 12 e 14 anos, estabeleceram questionamentos em torno das práticas didático pedagógicas, no que tange aos princípios éticos. Essas discussões, que contemplam uma compreensão mais apurada dos mecanismos que envolvem os processos de ensino-aprendizagem, ajudam a repensar, a partir deste entendimento, estratégias e metodologias mais eficientes que permitam otimizar este processo que estrutura as condições para melhor desempenho de diversos segmentos das construções e produções humanas e consequentemente melhorar a convivência da humanidade. São muitas as dificuldades que se fazem presentes, e convidar a Bioética para ser instrumento nas relações e nos processos em que os homens transitam é um caminho possível para uma Educação mais crítica e transformadora, exaltante da dignidade humana. | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mirsa Florentino Paranhos.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.