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dc.contributor.advisorDaibem, Ana Maria Lombardien_US
dc.contributor.advisorHossne, William Saaden_US
dc.contributor.authorLaraia, Carlos de Barrosen_US
dc.date.accessioned2023-07-24T15:36:44Z-
dc.date.available2023-07-24T15:36:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLARAIA, Carlos de Barros. Educação em bioética: diretrizes para ações de formação continuada em bioética para professores em exercício no ensino fundamental e médio. São Paulo, 2013. 68 p. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2013.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1434-
dc.description.abstractIn the last decades of its history, there was a vast literature about bioethics and what it concerns to teaching and interdisciplinary with other areas in knowledge, especially health area, what reassures its sense of contributing to mankind in evolution process, not only in biological aspect, but also in the cultural one, reflecting, comprehending and trying to solve arising problems coming from biotechnological revolution that affects people’s life and society. The construction process of this study aimed to identify, in literature, some common points between Bioethics and Education, on the opportunity and necessity of implementing Bioethics study in fundamental and high school levels of education and on the continuing formation as an answer to the teachers’ demand to attempt to teaching in these phases of educational process. Based on the analysis of documents that care about continuing formation actions performed among teachers of fundamental and high school levels - Projeto de Educação Continuada – Convênio Secretaria de Estado de São Paulo (SEE), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) and Núcleo de Ensino – Bauru Campus, in the period between 1996/1998 and with university teachers - Projeto de Formação Contínua de Docentes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) under the coordination of Pró-Reitoria de Graduação/ Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas, comprehended between 2005/2012, some directions were proposed for continuing formation actions in Bioethics for teachers in fundamental and high school levels that may, in the future, subsidize concrete actions on this area, aiming to provide theoretical and methodological conditions for the teachers at work in order to hand with bioethical questions in the development of the pedagogical political project they work with.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectBioéticaen_US
dc.subjectEducação continuadaen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.titleEducação em bioética: diretrizes para ações de formação continuada em bioética para professores em exercício no ensino fundamental e médioen_US
dc.typeDissertaçãoen_US
dc.publisher.courseMestrado em Bioética-
dc.description.resumoA Bioética nas últimas décadas de sua história no que diz respeito ao ensino e a interdisciplinaridade com as outras áreas do saber e em especial a área de saúde, teve uma vasta literatura produzida, reassumindo o seu sentido mais amplo de contribuir com a humanidade no processo de evolução, não apenas biológica, mas também cultural, refletindo, compreendendo e tentando resolver problemas emergentes provenientes da revolução biotecnológica que afetam a vida das pessoas e da sociedade. O processo de construção deste estudo buscou identificar na literatura alguns pontos em comum entre Bioética e Educação, sobre a oportunidade e necessidade de se introduzir o estudo da Bioética nos níveis de ensino fundamental e médio e sobre a formação continuada como resposta à demanda de professores para atender ao ensino nestas fases do processo educativo. Com base nas analises de documentos que tratam de ações de formação continuada realizadas com professores do ensino fundamental e médio - Projeto de Educação Continuada – Convênio Secretaria de Estado de São Paulo (SEE), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e Núcleo de Ensino – Campus de Bauru, no período 1996/1998 e com professores do ensino superior - Projeto de Formação Contínua de Docentes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação/ Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas, período 2005/2012, foram propostas diretrizes para ações de formação continuada em Bioética para professores em exercício no ensino fundamental e médio que poderão, no futuro, subsidiar ações concretas dessa natureza, visando proporcionar a esses professores, condições teórico-metodológicas para tratar das questões bioéticas no desenvolvimento do projeto político pedagógico em que atuam.-
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