Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1413
Título: Uso da realidade virtual como instrumento na reabilitação neuropsicologica do transtorno neurocognitivo leve
Autor(es): Batistela, Silmara
Tonello, Flavia Milan
Palavras-chave: Disfunção cognitiva
Envelhecimento
Reabilitação neuropsicológica
Realidade virtual
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TONELLO, Flavia Milan. Uso da realidade virtual como instrumento na reabilitação neuropsicologica do transtorno neurocognitivo leve. São Paulo, 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: O Transtorno Neurocognitivo Leve é caracterizado por prejuízos em funções cognitivas na ausência de alterações na funcionalidade. Sendo uma condição neurológica que pode evoluir para transtorno neurocognitivo maior, intervenções são desejáveis, na tentativa de amenizar o impacto dos déficits. Uma das terapêuticas para tal é a reabilitação neuropsicológica, a qual, dentre as ferramentas recentes, tem sugerido o uso de Realidade Virtual, por desenvolver ambientes tridimensionais que simulam situações reais, de forma segura e controlada. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições do uso da Realidade Virtual como instrumento na reabilitação neuropsicológica das funções cognitivas no Transtorno Neurocognitivo Leve. Para tal, foi feita revisão da literatura, com busca de artigos nas plataformas Capes, BVS e PubMed, utilizando como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos cinco anos, nos idiomas português, inglês e espanhol e com acesso aberto. Os descritores adotados foram; Virtual Reality, neuropsychological rehabilitation, mild cognitive impairment e neurorehabilitation. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, obteve-se quatro estudos de ensaios clínicos randomizados, nos quais verificou-se que o uso da Realidade Virtual foi benéfico para as funções prejudicadas. Apesar dos resultados positivos, os estudos têm limitações enquanto a quantidade de participantes e avaliação de acompanhamento. Além disso, o presente trabalho permitiu verificar a escassez de estudos na área, possivelmente devido à dificuldade de padronização dos métodos para ensaios clínicos bem como encontrar amostra homogênea no tocante aos prejuízos.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1413
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Milan Tonello.pdf756.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.