Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1412
Título: Um olhar psicossocial sobre as concepções do feminino na sociedade: um estudo com mulheres de diferentes gerações moradoras de uma comunidade da zona oeste da cidade de São Paulo
Autor(es): Nascimento, Vanda Lúcia Vitoriano do
Bizarro, Fernanda Aparecida Belem
Palavras-chave: Classe social
Gênero
Mulheres
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BIZARRO, Fernanda Aparecida Belem. Um olhar psicossocial sobre as concepções do feminino na sociedade: um estudo com mulheres de diferentes gerações moradoras de uma comunidade da zona oeste da cidade de São Paulo. São Paulo, 2022. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: As concepções sustentadas em modelos e representações do feminino estão presentes em nossa sociedade há tempos, a partir de simbologias antagônicas frutos de uma construção social que define o que é ser mulher, como devem se comportar, sentir, falar ou se vestir, e quando essas não correspondem a tais padrões são culpadas e julgadas. A pesquisa teve como objetivo principal compreender como as concepções do feminino ao longo da história refletem nas múltiplas possibilidades de ser mulher no mundo contemporâneo, a partir da discussão de gênero que envolve questões de classe e raça dentro de uma pesquisa de origem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres, de diferentes gerações, residentes em uma comunidade na zona oeste da cidade de São Paulo. O referencial teórico-metodológico foram as práticas discursivas e produção de sentidos, alinhada com a abordagem construcionista social da Psicologia Social. Os resultados obtidos permitiram que fossem criadas quatro categorias analíticas, sendo elas: Vulnerabilidades e potencialidades, Papéis de gênero, Opressões e privilégios, e Mulher como sujeito de direitos. De acordo com as narrativas, falar sobre mulher na contemporaneidade é falar sobre transformações, esforços por direitos, lutas cotidianas, buscas de inserções cada vez maiores nos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais, numa sociedade com grande influência da cultura patriarcal. Espera-se que este estudo contribua para práticas da psicologia, incentive novas pesquisas e colabore na ampliação das discussões sobre o feminino em diversos contextos, para que assim, as mulheres possam cada vez mais reconhecer suas potencialidades e serem críticas frente a opressões, contribuindo para uma sociedade que se recuse a aceitar discriminações e violências com base no gênero.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1412
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Aparecida Belem Bizarro.pdf414.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.