Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1407
Título: Participação dos fisioterapeutas no planejamento de alta hospitalar
Autor(es): Rusu, Joyce Liberali Pekelman
Pereira, Marina Araujo
Zamorreno, Júlia Grauth
Palavras-chave: Alta do paciente
Participação nas decisões
Fisioterapeutas
Hospital
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: PEREIRA, Marina Araujo; ZAMORRENO, Júlia Grauth. Participação dos fisioterapeutas no planejamento de alta hospitalar. São Paulo, 2022. 22 p. Trabalho em Formato de Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: Avaliar a participação dos fisioterapeutas no planejamento de alta hospitalar. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa do tipo ransversal, prospectiva, realizada em duas fases, a primeira em 2014 e a segunda de maio de 2021 a maio 2022 direcionadas a fisioterapeutas que trabalhavam em ambiente hospitalar. A pesquisa foi disponibilizada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) 3 a todos os fisioterapeutas inscritos. Foi preenchido o termo de consentimento livre e esclarecido, seguido das perguntas relacionadas à experiência profissional de acordo com a área de atuação, adulto ou pediátrico. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética 787.412. RESULTADOS: Dos profissionais que responderam aos questionários, verificou-se que mais fisioterapeutas estão participando do planejamento de alta hospitalar em 2022. Em relação ao momento que são iniciadas as orientações para alta, notou-se um aumento no ano de 2022 dos profissionais que iniciam as orientações desde o 1° dia de internação. Em relação ao momento da alta, em 2022 houve um aumento dos profissionais que avaliam se o paciente/cuidador realiza a orientação/técnica ensinada de forma adequada, mas ainda há profissionais que não fornecem orientações no momento da alta. Quando questionados sobre encaminhar o paciente a uma unidade de tratamento se necessário, a quantidade de profissionais que encaminham pacientes adultos reduziu, entretanto, para pacientes pediátricos aumentou em 2022. CONCLUSÃO: A participação dos fisioterapeutas no planejamento de alta hospitalar aumentou com o passar dos anos, entretanto ainda existem falhas no processo especialmente quanto as orientações e de encaminhamentos.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1407
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Araujo Pereira.pdf385.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.