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Título: Conhecimento dos discentes de enfermagem e medicina na identificação precoce de sepse
Autor(es): Garzin, Ana Claudia Alcântara
Araujo Neto, Danielle de
Oliveira, Larissa Roberta dos Santos
Ugêda, Marcela Dantas Simão
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
Guias como assunto
Sepse
Sinais e sintomas
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: ARAUJO NETO, Danielle de; OLIVEIRA, Larissa Roberta dos Santos; UGÊDA, Marcela Dantas Simão. Conhecimento dos discentes de enfermagem e medicina na identificação precoce de sepse. São Paulo, 2022. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: A sepse é definida como uma síndrome complexa causada por uma resposta inflamatória sistêmica, com origem em um foco infeccioso, sendo considerada um grave problema de saúde pública devido às altas taxas de morbimortalidade nos serviços de saúde. Em virtude desses índices, o principal desafio das instituições de saúde é implementar programas com as melhores evidências científicas visando assegurar uma boa prática assistencial. Ademais, existe a dificuldade por parte dos profissionais da saúde em reconhecer o quadro, geralmente, relacionado com um déficit de conhecimento desde a graduação, a desorganização entre os manuais e os cuidados que devem ser prestados, além da falta de infraestrutura e dimensionamento de pessoal inadequado. Com isso, deve-se capacitar a equipe multidisciplinar com objetivo de aumentar a qualificação para a detecção dos pacientes com sepse e definir estratégia de melhoria de qualidade no atendimento. Este estudo teve como objetivo mensurar o nível de conhecimento dos discentes de Enfermagem e Medicina para a identificação precoce dos sinais e sintomas de sepse no atendimento hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, realizada entre março e maio de 2022, por meio de um questionário eletrônico, após a anuência do Comitê de Pesquisa e Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 99 discentes de graduação dos cursos supracitados de uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, redigidos em forma de tabelas e gráficos e as comparações entre as variáveis foram realizadas através dos testes de Pearson's Chi-squared; Fisher's Exact. Percebeu-se que 42,4% dos discentes reconheceram-se com pouco nível de conhecimento sobre sepse e 39,4% classificaram o conteúdo visto durante a graduação como ?pouco satisfatório?, sendo que houve unanimidade em relação a importância do conteúdo sobre sepse ser abordado durante a graduação. Além disso, 82,81% dos discentes de Enfermagem e 54,29% de Medicina, assinalaram incorretamente a resposta sobre a definição atualizada do Sepsis-3. Evidenciando assim, um despreparo dos estudantes de ambos os cursos no que concerne ao conceito mais recente e que pode afetar no reconhecimento e na resposta à sepse no atendimento ao paciente. Dos discentes de Enfermagem e de Medicina 73,44% e 22,86%, respectivamente, julgaram como insuficiente e pouco satisfatório o conteúdo de sepse abordado durante a graduação dessa instituição de ensino superior privada. Constatou-se que os níveis de conhecimento sobre sepse desses discentes aumentam de acordo com o ano da graduação, porém, esperava-se resultados maiores devido ao conhecimento teórico e prático adquirido durante a graduação. Concluiu-se, portanto, que os discentes apresentaram conhecimento insuficiente sobre a identificação precoce dos sinais e sintomas de sepse, o que permitiu a inferência de que esta temática foi abordada de forma limitada, o que demonstra a necessidade de revisão por parte dessa instituição de ensino da forma em que o conteúdo de sepse é desenvolvido em ambos os cursos, podendo aproveitar das novas metodologias ativas de ensino que proporcionam de maneira mais eficaz a aprendizagem aos futuros profissionais.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1375
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

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