Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1371
Título: A importância da ludoterapia na hospitalização infantil
Autor(es): Vasques, Raquel Candido Ylamas
Girasoli, Amanda Lousão
Santana, Letícia Bittencourt
Palavras-chave: Criança hospitalizada
Educação infantil
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
Ludoterapia
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GIRASOLI, Amanda Lousão; SANTANA, Letícia Bittencourt. A importância da ludoterapia na hospitalização infantil. São Paulo, 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: A infância tem como principal ocupação o ato de brincar, que resulta na conservação da saúde mental e física das crianças e no desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, mental, sensoriais e de linguagem da criança. A hospitalização infantil possui muitas restrições, causando às crianças sofrimentos, tormentos e as possíveis sequelas. No entanto, podem ser diminuídos quando se tem um ambiente estável, calmo, confiável e estruturado para ajudar no desenvolvimento dela. A ludoterapia tem grande importância na hospitalizaçao infantil portanto, o objetivo do presente estudo foi identificar a importância da ludoterapia durante o processo de hospitalização da criança. Trata-se de um estudo de revisão da literatura com pesquisa exploratória com delineamento técnico da pesquisa bibliográfica. As bases dados utilizadas foram: Scientifc Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico a e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2009 a 2022. Os resultados mostraram que através do ato de brincar é possível identificar os estágios do desenvolvimento de cada criança e possíveis atrasos existentes, e assim, conseguir categorizar as brincadeiras em quatro tipos: socializadora, estimuladora, recreativa, e catártica ou terapêutica. Deixando em evidência, a importância do brincar no desenvolvimento físico, emocional e social da criança. A ludoterapia é uma ferramenta que age como facilitadora para a criança hospitalizada trazendo muitos benefícios, pois descomplica a realização de procedimentos de enfermagem, a compreensão do diagnóstico clínico, e na adaptação do ambiente hospitalar, tanto para a criança como para a família. A simbiose da ludoterapia e da enfermagem, ajuda na comunicação entre enfermeiros e criança, auxiliando a criança a enfrentar novos eventos do cotidiano ou eventos hospitalares, até mesmo em situações de crise e no preparo para procedimentos hospitalares. Por meio das evidências levantadas na revisão bibliográfica foi possível identificar que a ludoterapia é de suma importância para minimizar os efeitos negativos que muitas crianças possuem em relação a hospitalização, essa ferramenta utiliza o ato de brincar para obter diversos benefícios, tanto com a criança tanto com os familiares ou acompanhantes, trazendo assim uma visão mais humanizada e acolhida a hospitalização.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1371
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Bittencourt Santana.pdf296.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.