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Título: Percepção dos discentes dos cursos da saúde sobre a capacitação para a assistência às pessoas com deficiência auditiva
Autor(es): Garzin, Ana Claudia Alcântara
Santiago, Beatriz de Oliveira
Garcia, Heloisa Lucas Oikawa
Palavras-chave: Capacitação profissional
Ensino
Línguas de sinais
Línguas de sinais
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTIAGO, Beatriz de Oliveira; GARCIA, Heloisa Lucas Oikawa. Percepção dos discentes dos cursos da saúde sobre a capacitação para a assistência às pessoas com deficiência auditiva. São Paulo, 2022. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: Os dados relevantes acerca da população surda no cenário mundial e brasileiro, somados à problemática da falta de inclusão dessa população aos serviços de saúde, comunicação não efetiva e a não adesão da Libras ? Língua Brasileira de Sinais ? por parte dos profissionais da saúde, como meio facilitador para a comunicação instigaram esta pesquisa que tem por objetivo identificar a percepção dos alunos dos cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia e dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia do Centro Universitário São Camilo sobre o atendimento às pessoas surdas nos serviços de saúde e sua capacitação para realizar esse atendimento. Foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória descritiva que teve como participantes os discentes dos cursos supracitados do Centro Universitário São Camilo e do Colégio São Camilo. Com a anuência do Comitê de Ética em Pesquisa, a coleta de dados se deu por meio de um questionário eletrônico. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados estatisticamente, entre as variáveis foi utilizado o teste de Quiquadrado de Pearson. Participaram 198 discentes, com predominância feminina (80,8%). Sobre o conhecimento em Libras, 67,68% dos participantes declararam não ter nenhum conhecimento. Houve discordância total ou parcial de 58,59% dos participantes no que concerne a terem se deparado com situações em que precisaram se comunicar com paciente deficiente auditivo, durante as atividades acadêmicas (p < 0,001); 74,24% discordaram de que foram preparados, durante a formação, para assistirem integralmente o paciente com deficiência auditiva (p < 0,001). Para 87,88% dos discentes Libras deveria ser uma matéria obrigatória em todos os cursos da área da saúde e 80,30% participantes não consideram suficiente o conteúdo que foi abordado até agora na formação sobre o atendimento às pessoas com deficiência auditiva (p < 0,001). A análise permitiu identificar a percepção dos alunos que compuseram a amostra deste estudo sobre o atendimento às pessoas surdas nos serviços de saúde e sua capacitação para realizar esse atendimento. Através das assertivas nas quais a maioria dos discentes relatou que não foi preparada, nem teve oportunidade de assistir pacientes com deficiências auditivas durante a sua formação profissional, bem como consideram insuficiente o aprendizado acerca do atendimento a esse tipo de paciente, o que reverbera na falta de capacitação para realizar assistência integral aos pacientes com deficiência auditiva evidenciou-se a necessidade de uma qualificação mais efetiva dos profissionais de saúde, durante sua formação, no que concerne à habilitação em Libras, para que o atendimento às pessoas com deficiência auditiva possa ser realizado de maneira qualificada.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1367
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

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