Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1357
Título: Endometriose e sua relevância na infertilidade feminina: técnicas para manutenção da fertilidade
Autor(es): Tesser, Renato Borges
Santos, Caroline Felix dos
Aguiar, Gabriela da Silva
Palavras-chave: Endometriose
Fertilização in vitro
Infertilidade feminina
Laparoscopia
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Caroline Felix dos; AGUIAR, Gabriela da Silva. Endometriose e sua relevância na infertilidade feminina: técnicas para manutenção da fertilidade. São Paulo, 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: A endometriose é uma doença inflamatória ginecológica crônica, estrogênio dependente e de natureza multifatorial, definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, e é uma das principais doenças na fase reprodutiva da mulher. Desta forma, se fez necessário uma pesquisa para descrever as causas da endometriose, relacionar a endometriose com a infertilidade feminina, descrever os principais métodos para a manutenção da fertilidade em mulheres com endometriose e determinar o melhor método da manutenção da fertilidade em mulheres com endometriose. A pesquisa teve como base de dados fontes bibliográficas em formato de artigos de revisão e artigos científicos encontrados em portais científicos. A endometriose é uma doença caracterizada por quatro estágios, sendo eles, estágio 1 (mínimo); estágio 2 (leve); estágio 3 (moderada); estágio 4 (grave) e que não há correlação entre o estágio da doença com prognóstico e nível de dor. O principal fator que leva a infertilidade da mulher com endometriose é a mudança na anatomia do sistema genital feminino, em consequência disso a infertilidade ocorre, dentro das alterações causadas pela endometriose que prejudicam a fertilidade feminina podemos apontar a alteração fisiológica e anatômica, aspecto imunológico e o aspecto hormonal. Existem alguns métodos para a manutenção da fertilidade em mulheres com endometriose, que envolve o método de terapia clínica que envolve a estimulação ovariana e o processo de desenvolvimento folicular ou supressão do desenvolvimento folicular, fertilização in vitro e a cirurgia laparoscópica. Mesmo com a etiologia da doença ainda não estão muito bem estabelecidos artigos que tratam do desenvolvimento da endometriose, como a Teoria de Thomson ou menstruação retrógrada, sendo a cirurgia laparoscópica é considerada padrão-ouro no tratamento de endometriose.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1357
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela da Silva Aguiar.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.