Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1349
Título: Anemia aplástica adquirida pelo uso de medicamentos
Autor(es): Oliveira, Patrícia Aparecida Ferreira de
Guimarães, Pietra Bernardinele
Santos, Vitória de Oliveira
Palavras-chave: Anemia
Anemia aplástica
Cloranfenicol
Preparações farmacêuticas
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GUIMARÃES, Pietra Bernardinele; SANTOS, Vitória de Oliveira. Anemia aplástica adquirida pelo uso de medicamentos. São Paulo, 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: As anemias são definidas como alterações hematológicas que resultam na diminuição na concentração de eritrócitos e hemoglobina que apresentam um papel essencial no transporte de oxigênio. Podem ser classificadas de acordo com as características celulares dos eritrócitos e etiologia. Apresentam diversas causas, sendo importante realizar estudo e a diferenciação dos sintomas, além das características fisiopatológicas e morfológicas. A anemia aplástica (AA) é uma doença rara que não possui causa específica, é caracterizada por pancitopenia no sangue periférico em conjunto com uma medula óssea hipocelular. Pode ser classificada como adquirida ou congênita. AA secundária ocorre quando há lesão direta às células hematopoiéticas na medula óssea, seja por radiação ou por uso de fármacos citotóxicos. Alguns fármacos, como o cloranfenicol, podem fazer com que alguns indivíduos desenvolvam uma AA por efeito colateral idiossincrático raro a fármacos, por esse motivo, esse medicamento deve ser reservado para situações em que ele seja o medicamento de escolha para certas infecções (como a febre tifoide) que podem colocar a vida do paciente em risco. Desta forma o objetivo deste trabalho foi abordar o tema Anemia aplástica causada pelo uso de medicamentos, por meio de pesquisas em livros, artigos e revistas; reunindo dados que apontam o medicamento cloranfenicol como maior risco de causar anemia aplástica, sendo o medicamento com maior número de casos registrados, também foi incluído diagnóstico e tratamentos para doença.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1349
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória de Oliveira Santos.pdf469.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.