Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1346
Título: O uso de inteligência artificial em pacientes oncológicos metastáticos com enfoque no método de diagnóstico por imagem
Autor(es): Souza, Marjorie Mendes Marini e
Tanaka, Fernanda van Holthe
Palavras-chave: Big data
Diagnóstico por imagem
Inteligência artificial
Metástase neoplásica
Oncologia
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TANAKA, Fernanda van Holthe. O uso de inteligência artificial em pacientes oncológicos metastáticos com enfoque no método de diagnóstico por imagem. São Paulo, 2022. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer. Dados mostram que o câncer é uma das principais causas de morte nas Américas. Muitos cânceres têm uma grande chance de serem curados se detectados precocemente e tratados adequadamente. A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a desenvolver sistemas que simulem a capacidade humana de percepção de um problema, identificando seus componentes para, com isso, resolver problemas, além de propor e/ou tomar decisões em cima disto. Junto disso, podem gerar relatórios de prováveis diagnósticos, baseados em algoritmos estabelecidos que podem se auto modificar de acordo com resultados obtidos. O objetivo desse trabalho foi apresentar o uso da Inteligência Artificial com ênfase na área de oncologia, ao mostrar sua participação nos resultados de exames, detecção de possíveis metástases, sua utilização na tomada de decisões em relação a melhores tratamentos para o paciente, além de pontuar seus pontos positivos e negativos na área da saúde. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho consistiu na revisão em livros do acervo do Centro Universitário São Camilo e artigos na língua inglesa e portuguesa nas bases de dados: Scielo, Pubmed, Google acadêmico e Lilacs. A radiologia já tem experimentado grandes mudanças no mercado devido ao avanço tecnológico, e a inteligência artificial está cada vez mais em ascensão. Quanto mais curto for o tempo para laudar exames implica diretamente no aumento do tempo que o profissional terá para dar atenção e segmento ao diagnóstico do paciente, o que se torna um grande avanço na área saúde, pois quanto mais rápido um diagnóstico, mais chances podem ser encontradas para um tratamento precoce. Deste modo, cabe aos profissionais se empenharem em tentar entender o funcionamento da IA.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1346
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda van Holthe Tanaka.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.