Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1320
Título: O uso do sistema CRISPR-CAS9 para edição dos receptores CXCR4 e CCR5 na terapia do HIV
Autor(es): Souza, Marjorie Mendes Marini e
Eto, Daniela Sayuri Rodrigues
Mendes, Giovanna Casali
Palavras-chave: HIV
Proteína 9 associada à CRISPR
Receptores CCR5
Receptores CXCR4
Terapia antirretroviral de alta velocidade
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: ETO, Daniela Sayuri Rodrigues; MENDES, Giovanna Casali. O uso do sistema CRISPR-CAS9 para edição dos receptores CXCR4 e CCR5 na terapia do HIV. São Paulo, 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: O vírus da imunodeficiência humana surgiu na década de 1980 com uma alta taxa de mortalidade causando uma epidemia global, e em 1983 foi descoberto e identificado como o patógeno da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Os tratamentos contra o HIV estão se tornando cada vez mais eficazes, por isso, a epidemia do vírus é considerada controlada no Brasil, com uma taxa de cerca de 39 mil novos casos ao ano. Apesar da terapia antirretroviral (TARV), reduzir a viremia a níveis extremamente baixos, e prolongar a vida de indivíduos infectados pelo HIV-1, ela possui muitas limitações, como alto custo e efeitos colaterais, mas principalmente, não ser capaz de curar completamente a doença. Portanto, nas últimas décadas, vem sendo muito estudado outras alternativas para erradicar completamente esse vírus do organismo humano, e uma das ferramentas mais utilizadas é a edição gênica. Uma tecnologia encontrada é a utilização do sistema CRISPR-Cas9, que é capaz de editar os genes de interesse, de forma rápida e relativamente fácil. As estratégias anti-HIV desenvolvidas a partir do sistema CRISPR-Cas9 incluem a inativação do genoma pró-viral, excisão do genoma pró-viral, inibição da replicação e alteração da expressão dos co receptores CCR5 e CXCR4. Nessa revisão serão destacados os resultados obtidos com o sistema CRISPR-Cas9 na edição dos genes relacionados à expressão dos co receptores CXCR4 e CCR5, abordando limitações e perspectivas a respeito da aplicação dessa ferramenta como terapia no combate ao HIV.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1320
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Casali Mendes.pdf4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.