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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ana Carolina Varandas Cavalcantien_US
dc.contributor.authorSantos, Caroline Freire dosen_US
dc.contributor.authorPaulo, Gabriela Ramos deen_US
dc.contributor.authorLima, Iago Moreira deen_US
dc.date.accessioned2023-02-14T12:51:10Z-
dc.date.available2023-02-14T12:51:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Caroline Freire dos; PAULO, Gabriela Ramos de; LIMA, Iago Moreira de. Educação em saúde para adolescentes: uma revisão integrativa. São Paulo, 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1296-
dc.description.abstractA educação em saúde é uma importante dimensão da promoção e proteção da saúde da população, sendo a sua prática direcionada para melhorar a vida e a saúde dos indivíduos e comunidades. Um mecanismo pelo qual os indivíduos podem adquirir autonomia a respeito do processo saúde-doença a partir de processo educativo comumente articulado por profissionais de saúde. As práticas educativas voltadas para os adolescentes ganham atenção especial, uma vez que devem ser desenvolvidas para indivíduos que estão vivenciando uma fase de transformações expressivas em diferentes dimensões da vida e que estão experienciando maior autonomia sobre comportamentos e atitudes que podem impactar sobre sua saúde. Dentre as mudanças inerentes à essa fase da vida, as questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva aparecem com destaque e por isso, as práticas educativas devem abrangê-las. O presente estudo teve como objetivos identificar, a partir da literatura científica, as práticas de educação em saúde voltadas para adolescentes, com ênfase em saúde sexual e saúde reprodutiva e discutir o papel do enfermeiro na educação em saúde voltada para adolescentes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com busca realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE/PUBMED, considerando o período de 2017 a 2021, de estudos primários em português, a partir dos descritores educação em saúde?, ?Promoção da saúde? e ?gravidez na adolescência?. Utilizou-se estatística descritiva para caracterização dos estudos componentes da amostragem, os dados foram submetidos à análise temática para construção de categorias e interpretação de sentidos. Foram analisados 11 artigos, majoritariamente publicados em revistas de enfermagem e entre os anos de 2017 a 2019. Foi levantado um total de 75 ocorrências de unidades significativas nos textos, com predominância de conteúdo sobre ?educação em saúde? e destacando o ?enfermeiro como educador? nas práticas em saúde. A partir da análise de conteúdo temático-categorial emergiram três categorias temáticas ?a atuação do enfermeiro no cuidado com o adolescente?; ?Direitos Sexuais e Reprodutivos na adolescência? e ?Educação em Saúde?. E emergiram seis subcategorias: ?Enfermeiro como educador?; ?Enfermeiro na escola?; ?Assistência centrada na prevenção da gravidez e aspectos da saúde sexual e reprodutiva?; ?Atuação na promoção de saúde, adaptação à maternidade e perspectivas de vida após a gestação na adolescência?; ?Estratégias educacionais: os tipos de abordagens adotadas? e ?Educar para esclarecer e promover interesse?. A análise temático categorial possibilitou concluir que a literatura científica sobre práticas educativas para população adolescente, com ênfase em saúde sexual reprodutiva são estritas, com maioria das publicações voltadas para conhecimento de métodos contraceptivos e prevenção de ISTs. Há limitação da produção sobre educação em saúde direcionado para adolescentes gestantes com vistas ao futuro reprodutivo, aos direitos sexuais e reprodutivos e à própria rede de apoio como contexto sociocultural, sendo o foco das publicações as alterações gravídicas, fatores de risco e adaptação ao puerpério. O enfermeiro foi o profissional de destaque como educador nas práticas de educação em saúde, especialmente na escola, utilizando ferramentas que proporcionem ações significativas e que dialoguem com o contexto sociocultural em que os adolescentes estão inseridos.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectEducação em saúdeen_US
dc.subjectGravidez na adolescênciaen_US
dc.subjectSaúde reprodutivaen_US
dc.titleEducação em saúde para adolescentes: uma revisão integrativaen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen_US
dc.publisher.courseEnfermagem-
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