Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1289
Título: Avaliação da oscilação de peso em uma população em trabalho de home-office durante o período da pandemia do coronavírus
Autor(es): Xylaras, Beatriz Duarte Palma
Moreira, Francine Monteiro
Peretto, Melissa Mainardi
Palavras-chave: Cronobiologia
Obesidade
Crononutrição
Fases do sono
Pandemias
Ritmo circadiano
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MOREIRA, Francine Monteiro; PERETTO, Melissa Mainardi. Avaliação da oscilação de peso em uma população em trabalho de home-office durante o período da pandemia do coronavírus. São Paulo, 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022.
Resumo: O ciclo circadiano é norteado por um marcapasso central denominado núcleo supraquiasmático (NSC) hipotalâmico. O sono é a principal manifestação do ciclo circadiano e sua alteração como o débito ou privação de sono é considerado extremamente deletério ao organismo, podendo ser porta de entrada para diversas comorbidades, como a obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em 2025 aproximadamente 2,3 bilhões de adultos no mundo estejam acima do peso corporal, sendo 700 milhões de pessoas com obesidade. A literatura já aponta os efeitos fisiológicos e metabólicos referentes à cronodisrupção, quando há a privação e/ou restrição de sono, como também a alteração na realização das refeições. A pandemia do COVID-19 com as respectivas medidas de lockdown trouxeram à população muito mais do que apenas efeitos socioeconômicos, mas também impactos na saúde mental e física onde a maior parte dos indivíduos, durante o lockdown, ganharam peso, tiveram uma redução significativa na qualidade do sono e atrasaram seus respectivos relógios biológicos para se adequarem ao novo cenário. Portanto, estudos relacionados à cronobiologia e seus impactos na saúde vêm ganhando destaque e, com isso, possibilitou estender o seu conhecimento para mais uma área de pesquisa, a crononutrição. Uma área emergente da cronobiologia onde visa correlacionar o surgimento de DCNT como a obesidade. Desta forma, o objetivo deste presente trabalho foi desenvolver uma revisão bibliográfica a fim de correlacionar as alterações relacionadas a ruptura do ciclo sono-vigília e seu impacto no ganho de peso durante o período da Pandemia do Coronavírus em uma população. Como também citar como a crononutrição poderá auxiliar a população estudada. O achado desta pesquisa foi que a disrupção do ciclo circadiano causou aumento de peso nos trabalhadores em home-office no período pandêmico. A fase de lockdown desencadeou mudanças dos hábitos de vida e, que somados à fatores como o estresse, sedentarismo, alteração no padrão de sono e sobrecarga de trabalho podem ter colaborado para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT´s) como Hipertensão Arterial (HAS), Diabetes Mellitus (DM), cânceres e obesidade. Logo, pode-se concluir que trabalhadores em home-office mudaram o seu padrão de vida habitual havendo a necessidade de recolhimento durante o período da Pandemia do COVID19.Com isso, mudanças no estilo de vida, alteração do padrão do sono, hábitos alimentares inadequados colaboraram para que os indivíduos obtivessem ganho de peso e consequentemente a obesidade durante esta fase pandêmica. Isto reforça sobre a importância da cronobiologia e toda a sua particularidade, qualidade do sono e alimentação adequada no desempenho de funções significativas na saúde humana.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1289
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francine Monteiro Moreira.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.