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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Passadore, Mariana Doce | en_US |
dc.contributor.author | Mello, Clara Giani de | en_US |
dc.contributor.author | Higutsi, Karine | en_US |
dc.contributor.author | Abreu, Laura Miranda | en_US |
dc.contributor.author | Scervino, Luiza de Jesus | en_US |
dc.contributor.author | Roncáglio, Natália da Silva | en_US |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T11:54:42Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T11:54:42Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Clara Giani de et al. Correlação entre eixo cérebro-intestino e o desenvolvimento de ansiedade e depressão. São Paulo, 2022. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2022. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1283 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A depressão e a ansiedade são transtornos psicológicos que afetam grande parte da população brasileira e apesar dos esforços intensivos para melhoria no tratamento muitos pacientes apresentam resistência a terapia e medicamentos atuais, visando novas alternativas, torna-se necessário ter um maior conhecimento sobre a comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro e a composição da microbiota. OBJETIVO: Correlacionar o eixo cérebro-intestino no desenvolvimento da depressão e da ansiedade. MÉTODO: A pesquisa foi realizada com base em referências literárias (livros, e-books e monografias) e 84 artigos científicos, cuja seleção foi feita por meio das ferramentas de busca Scielo, Pubmed e ScienceDirect a partir do ano de 2000, nos idiomas português, inglês e espanhol, com a técnica booleana para cruzar palavras-chaves. RESULTADOS: O eixo cérebro-intestino é uma via de sinalização entre o trato gastrointestinal e o sistema nervoso central, e utiliza vias como os sistemas nervoso parassimpático, o imunológico, o neuroendócrino e o circulatório para se comunicar. Fatores emocionais podem induzir respostas físicas, como alterações gastrointestinais, e o intestino por sua vez pode proporcionar estado de tranquilidade ou alarme. As células constituintes do sistema nervoso entérico interagem diretamente com o cérebro e expressam uma resposta decorrente das reações de estresse, levando ao aumento do cortisol e debilitando o sistema imune, podendo levar inclusive à inflamação e dor crônica, o que provoca ansiedade, depressão e outros distúrbios. Bactérias intestinais têm efeitos no organismo e na saúde mental e apresentam forte influência na neuroinflamação, neurotransmissão, modulação de comportamentos de ansiedade, produção de aminoácidos essenciais, entre outras. Estabelecer práticas alimentares mais saudáveis, como o consumo adequado de alimentos ricos em triptofano, como cereais integrais, peixes, oleaginosas, verduras, frutas e legumes é importante para um bom funcionamento do intestino e de forma subsequente para o tratamento da depressão, visto que esse aminoácido sintetiza a serotonina, que no cérebro é responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares, o controle do estresse e a redução do uso de drogas e álcool são ações capazes de diminuir o risco de prejuízos à saúde mental. CONCLUSÃO: Existe uma correlação do eixo intestino-cérebro-microbiota com o desenvolvimento da ansiedade e depressão. São necessários mais estudos científicos aprofundados para o desenvolvimento de novos tratamentos e melhor compreensão da relevância do tema. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Ansiedade | en_US |
dc.subject | Depressão | en_US |
dc.subject | Microbiota | en_US |
dc.subject | Eixo encéfalo-intestino | en_US |
dc.title | Correlação entre eixo cérebro-intestino e o desenvolvimento de ansiedade e depressão | en_US |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en_US |
dc.publisher.course | Nutrição | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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