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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Campos, Silmara de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Camila Soares Cavalcante | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Erica Cristiana da Silva dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Juliana Mihai | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Lisandre Camila de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mayara Caruzzo Marino Vasconcelos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T13:34:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T13:34:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Camila Soares Cavalcante et al. Centro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmica. São Paulo, 2020. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1255 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada apresenta as possibilidades de acesso à cultura, lazer e formação no Centro Educacional Unificado-CEU Parque Anhanguera. Analisa a infraestrutura do CEU em consonância com as indicações estabelecidas pelo Decreto n. 42.832 de 6 de fevereiro de 2003 que, por sua vez, inspira-se nas concepções de Escola-Parque idealizada por Anísio Teixeira. A partir das observações sobre os espaços escolares que permeiam a educação tradicional confrontadas com as demandas da educação na contemporaneidade, notamos que os Centros Educacionais Unificados-CEU são propulsores de formação social e acadêmica em todas as etapas de ensino, bem como um espaço de produção de cultura, de esporte e lazer para os frequentadores e moradores da região do Morro Doce, onde se localiza o CEU Parque Anhanguera. Os estudos realizados revelaram que o complexo educacional favorece o desenvolvimento de práticas culturais, esportivas, recreativas e de formação pela ótica de uma educação emancipadora, proporcionando a inserção social ao promover a defesa e a garantia de direitos, respeitando as características socioculturais locais, visando minimizar as desigualdades sociais de uma região vulnerável da cidade de São Paulo. A abordagem qualitativa da pesquisa justifica-se pela possibilidade de interpretação e generalizações dos dados levantados em documentos e no referencial teórico de análise. Muitos são os percalços percorridos por aqueles que moram em uma periferia na cidade de São Paulo e vimos que os CEUs, além de unidades educacionais que garantem o acesso à educação básica, técnica e superior, são lugares que podem oferecer um novo olhar e oportunidades aos estudantes e aos moradores da comunidade por meio da educação, da cultura, esporte e lazer, evidenciando a relevância de políticas públicas sociais. Em virtude disso, faz-se uma análise sobre a oferta de ensino superior público e gratuito dentro dessas comunidades como meio de formação, extensão e pesquisa, transformação da realidade e emancipação social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | - |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Centro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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