Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Silmara dept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Camila Soares Cavalcantept_BR
dc.contributor.authorSantos, Erica Cristiana da Silva dospt_BR
dc.contributor.authorMascarenhas, Juliana Mihaipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lisandre Camila dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Caruzzo Marino Vasconcelos dapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T13:34:47Z-
dc.date.available2022-03-10T13:34:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Camila Soares Cavalcante et al. Centro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmica. São Paulo, 2020. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1255-
dc.description.abstractA pesquisa realizada apresenta as possibilidades de acesso à cultura, lazer e formação no Centro Educacional Unificado-CEU Parque Anhanguera. Analisa a infraestrutura do CEU em consonância com as indicações estabelecidas pelo Decreto n. 42.832 de 6 de fevereiro de 2003 que, por sua vez, inspira-se nas concepções de Escola-Parque idealizada por Anísio Teixeira. A partir das observações sobre os espaços escolares que permeiam a educação tradicional confrontadas com as demandas da educação na contemporaneidade, notamos que os Centros Educacionais Unificados-CEU são propulsores de formação social e acadêmica em todas as etapas de ensino, bem como um espaço de produção de cultura, de esporte e lazer para os frequentadores e moradores da região do Morro Doce, onde se localiza o CEU Parque Anhanguera. Os estudos realizados revelaram que o complexo educacional favorece o desenvolvimento de práticas culturais, esportivas, recreativas e de formação pela ótica de uma educação emancipadora, proporcionando a inserção social ao promover a defesa e a garantia de direitos, respeitando as características socioculturais locais, visando minimizar as desigualdades sociais de uma região vulnerável da cidade de São Paulo. A abordagem qualitativa da pesquisa justifica-se pela possibilidade de interpretação e generalizações dos dados levantados em documentos e no referencial teórico de análise. Muitos são os percalços percorridos por aqueles que moram em uma periferia na cidade de São Paulo e vimos que os CEUs, além de unidades educacionais que garantem o acesso à educação básica, técnica e superior, são lugares que podem oferecer um novo olhar e oportunidades aos estudantes e aos moradores da comunidade por meio da educação, da cultura, esporte e lazer, evidenciando a relevância de políticas públicas sociais. Em virtude disso, faz-se uma análise sobre a oferta de ensino superior público e gratuito dentro dessas comunidades como meio de formação, extensão e pesquisa, transformação da realidade e emancipação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário São Camilo-
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleCentro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.coursePedagogia-
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Soares Cavalcante Gonçalves.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.