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Título: | Centro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmica |
Autor(es): | Campos, Silmara de Gonçalves, Camila Soares Cavalcante Santos, Erica Cristiana da Silva dos Mascarenhas, Juliana Mihai Oliveira, Lisandre Camila de Silva, Mayara Caruzzo Marino Vasconcelos da |
Palavras-chave: | Cultura Formação de professores Pedagogia Políticas públicas |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | GONÇALVES, Camila Soares Cavalcante et al. Centro Educacional Unificado - CEU Parque Anhanguera: espaço de cultura, lazer, ludicidade e formação acadêmica. São Paulo, 2020. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020. |
Resumo: | A pesquisa realizada apresenta as possibilidades de acesso à cultura, lazer e formação no Centro Educacional Unificado-CEU Parque Anhanguera. Analisa a infraestrutura do CEU em consonância com as indicações estabelecidas pelo Decreto n. 42.832 de 6 de fevereiro de 2003 que, por sua vez, inspira-se nas concepções de Escola-Parque idealizada por Anísio Teixeira. A partir das observações sobre os espaços escolares que permeiam a educação tradicional confrontadas com as demandas da educação na contemporaneidade, notamos que os Centros Educacionais Unificados-CEU são propulsores de formação social e acadêmica em todas as etapas de ensino, bem como um espaço de produção de cultura, de esporte e lazer para os frequentadores e moradores da região do Morro Doce, onde se localiza o CEU Parque Anhanguera. Os estudos realizados revelaram que o complexo educacional favorece o desenvolvimento de práticas culturais, esportivas, recreativas e de formação pela ótica de uma educação emancipadora, proporcionando a inserção social ao promover a defesa e a garantia de direitos, respeitando as características socioculturais locais, visando minimizar as desigualdades sociais de uma região vulnerável da cidade de São Paulo. A abordagem qualitativa da pesquisa justifica-se pela possibilidade de interpretação e generalizações dos dados levantados em documentos e no referencial teórico de análise. Muitos são os percalços percorridos por aqueles que moram em uma periferia na cidade de São Paulo e vimos que os CEUs, além de unidades educacionais que garantem o acesso à educação básica, técnica e superior, são lugares que podem oferecer um novo olhar e oportunidades aos estudantes e aos moradores da comunidade por meio da educação, da cultura, esporte e lazer, evidenciando a relevância de políticas públicas sociais. Em virtude disso, faz-se uma análise sobre a oferta de ensino superior público e gratuito dentro dessas comunidades como meio de formação, extensão e pesquisa, transformação da realidade e emancipação social. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1255 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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