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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Silmara dept_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Paula Alvespt_BR
dc.contributor.authorLopes, Elielma Maria Coelho Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Fabiana de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Priscilla Monks dapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Tais Aparecida Conceição dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T14:14:24Z-
dc.date.available2022-03-09T14:14:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ana Paula Alves et al. Mapeamento da educação inclusiva no estado de São Paulo: legislação, estruturas de suporte e apoio pedagógico. São Paulo, 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1249-
dc.description.abstractA presente monografia tem por objetivo realizar o mapeamento e a análise da legislação paulista acerca da Educação Inclusiva, estruturas de suporte e apoio para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um breve histórico sobre a educação inclusiva num contexto mundial, brasileiro e, particularmente, paulista. Nesse percurso, mostrou-se necessário a definição de políticas públicas, e mais especificamente, políticas públicas para a educação inclusiva. A abordagem qualitativa da pesquisa tornou possível o levantamento bibliográfico de produções acadêmicas sobre o tema como, também, a análise do aporte legal e normativo no cenário político Nacional: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente ? Lei 8069/90 e o Plano Nacional de Educação 2014; e as normatizações e diretrizes educacionais no Estado de São Paulo: Plano Estadual de Educação; Resoluções e Pareceres nos aspectos relativos ao espaço físico, recursos/materiais e pedagógicos; formação de professores para a educação inclusiva e profissionais de apoio. Dessa forma, foi possível refletir sobre essas estruturas de apoio à Educação Inclusiva, que visam possibilitar o acesso, a permanência, a qualidade de ensino aos estudantes com necessidades educacionais especiais e os desafios presentes nesse contexto. A partir da análise dos documentos e obras consultadas foi possível perceber os diferentes desafios encontrados dos quais, remetem-se às barreiras arquitetônicas, institucionais e culturais; a ausência ou insuficiência de recursos como Tecnologia Assistiva (TA); a falta ou insuficiência de diálogo entre a família e a escola; o excessivo número de estudantes por sala de aula; ausência ou insuficiência da formação de professores considerando a diversidade presente no corpo discente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalho de Conclusão de Curso-
dc.publisherCentro Universitário São Camilo-
dc.subjectApoio pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleMapeamento da educação inclusiva no estado de São Paulo: legislação, estruturas de suporte e apoio pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.coursePedagogia-
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