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Título: | Mapeamento da educação inclusiva no estado de São Paulo: legislação, estruturas de suporte e apoio pedagógico |
Autor(es): | Campos, Silmara de Barbosa, Ana Paula Alves Lopes, Elielma Maria Coelho Carvalho Azevedo, Fabiana de Souza Silva, Priscilla Monks da Castro, Tais Aparecida Conceição de |
Palavras-chave: | Apoio pedagógico Educação inclusiva Educação Políticas públicas |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Trabalho de Conclusão de Curso Centro Universitário São Camilo |
Citação: | BARBOSA, Ana Paula Alves et al. Mapeamento da educação inclusiva no estado de São Paulo: legislação, estruturas de suporte e apoio pedagógico. São Paulo, 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020. |
Resumo: | A presente monografia tem por objetivo realizar o mapeamento e a análise da legislação paulista acerca da Educação Inclusiva, estruturas de suporte e apoio para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um breve histórico sobre a educação inclusiva num contexto mundial, brasileiro e, particularmente, paulista. Nesse percurso, mostrou-se necessário a definição de políticas públicas, e mais especificamente, políticas públicas para a educação inclusiva. A abordagem qualitativa da pesquisa tornou possível o levantamento bibliográfico de produções acadêmicas sobre o tema como, também, a análise do aporte legal e normativo no cenário político Nacional: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente ? Lei 8069/90 e o Plano Nacional de Educação 2014; e as normatizações e diretrizes educacionais no Estado de São Paulo: Plano Estadual de Educação; Resoluções e Pareceres nos aspectos relativos ao espaço físico, recursos/materiais e pedagógicos; formação de professores para a educação inclusiva e profissionais de apoio. Dessa forma, foi possível refletir sobre essas estruturas de apoio à Educação Inclusiva, que visam possibilitar o acesso, a permanência, a qualidade de ensino aos estudantes com necessidades educacionais especiais e os desafios presentes nesse contexto. A partir da análise dos documentos e obras consultadas foi possível perceber os diferentes desafios encontrados dos quais, remetem-se às barreiras arquitetônicas, institucionais e culturais; a ausência ou insuficiência de recursos como Tecnologia Assistiva (TA); a falta ou insuficiência de diálogo entre a família e a escola; o excessivo número de estudantes por sala de aula; ausência ou insuficiência da formação de professores considerando a diversidade presente no corpo discente. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1249 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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