Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1210
Título: Impactos da homofobia na vida de homens homossexuais agredidos
Autor(es): Mareuse, Márcia Aparecida Giuzi
Santos, Pablo Cesar dos
Palavras-chave: Discriminação (Psicologia)
Homofobia
Homossexualidade
Sexualidade
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Pablo Cesar dos. Impactos da homofobia na vida de homens homossexuais agredidos. São Paulo, 2017. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017.
Resumo: A sexualidade é um elemento constitutivo do ser humano e historicamente tem sido visualizada a partir de diversas perspectivas, nas múltiplas culturas e sociedades. As orientações sexuais diferentes da heterossexualidade, em especial a homossexualidade, vêm sofrendo um processo de preconceito e discriminação ao longo da história, e ainda hoje essa população é vítima da violência denominada homofobia, considerada o preconceito, discriminação e/ou agressão dirigidos a uma pessoa em decorrência de sua orientação homossexual. O objetivo do estudo foi conhecer os impactos da violência homofóbica nos múltiplos âmbitos da vida de homens homossexuais com vivência de agressão. O estudo se propôs a uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos envolveu pesquisa bibliográfica e levantamento. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir da leitura de artigos científicos e consultas a livros de Psicologia e Sexualidade. O levantamento consistiu em entrevistas realizadas pelo aluno pesquisador com quatro homens (gênero e sexo biológico) homossexuais, que passaram por situação de violência homofóbica na cidade de São Paulo e que concordaram em participar da pesquisa, tendo assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) do Centro Universitário São Camilo. O material coletado nas entrevistas foi analisado com base na Análise do Discurso e relacionado com o referencial teórico obtido por meio da pesquisa bibliográfica. No levantamento podese observar a presença da homofobia ainda na sociedade contemporânea brasileira, os principais espaços onde ocorreram os episódios de homofobia relatados foram na rua, família e escola. Múltiplos foram os tipos de agressão sofridos, destacando-se a violência verbal, moral, psicológica e física. Os principais impactos apontados pelos entrevistados foram: o medo de uma nova agressão, mudanças de comportamento, autoprivações, sentimentos oscilantes entre tristeza, raiva, culpa, solidão, rejeição e desamparo e pensamentos suicidas. As formas de lidar com a homofobia citadas nas entrevistas consistiam em educar e informar a população sobre homossexualidade e sexualidade como um todo, a auto aceitação da própria orientação sexual e recorrer à polícia. Os resultados obtidos foram relacionados aos conteúdos teóricos permitindo uma melhor visualização do tema a partir da relação entre vivência e teoria. Concluiu-se que a homofobia mostra-se presente ainda hoje na vida dos homossexuais, produzindo impactos diversos nos âmbitos psíquicos, físicos e sociais da vida dos indivíduos agredidos, demandando assim mais estudos nessa temática não apenas no campo da Psicologia, que deve ser atuante em relação ao combate a homofobia, mas também nas demais ciências, assim como a necessária criação de políticas públicas contra à homofobia e na proteção da população LGBT.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1210
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pablo Cesar dos Santos.pdf631.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.