Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rades, Thaís Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Aline Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T18:37:04Z | - |
dc.date.available | 2022-01-14T18:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Aline Lima. Fracasso escolar: um olhar para a progressão continuada e a motivação para a aprendizagem. São Paulo, 2017. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017. | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1208 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procura salientar os efeitos da progressão continuada na educação visando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Historicamente, a educação no Brasil passou por diversas transformações, que inicialmente promoviam o denominado fracasso escolar. Existem registros desde programas educacionais voltados, unicamente, para o acesso às escolas pelos cidadãos de classes altas, até teorias que julgam a moralidade das pessoas considerando suas condições financeiras e impedindo seu acesso à educação. Além disso, um dos mais graves problemas enfrentados é o da evasão escolar que se agravou com os anos. Este fenômeno pode ser associado ao sistema de reprovação do aluno que provocava no sujeito a obrigação de repetir as mesmas atividades, sem considerar suas individualidades. Como alternativa para a busca do sucesso escolar surge o programa de progressão continuada, que uma vez implantado com qualidade poderia resultar em números positivos na educação. Entretanto, um dos fatores mais importantes para esse sucesso é a motivação do aluno, que depende da combinação de vários atores envolvidos na educação, além dos interesses e capacidades do indivíduo. A pesquisa realizada permitiu concluir que o programa de progressão continuada pode ser uma alternativa para o sucesso escolar, desde que a escola esteja preparada para a sua implantação, priorizando sempre os interesses do aluno, mantendo-o motivado conforme seus empenhos e competências. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | - |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.title | Fracasso escolar : um olhar para a progressão continuada e a motivação para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Lima Alves.pdf | 471 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.