Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRades, Thaís Cristinapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Aline Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-14T18:37:04Z-
dc.date.available2022-01-14T18:37:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALVES, Aline Lima. Fracasso escolar: um olhar para a progressão continuada e a motivação para a aprendizagem. São Paulo, 2017. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017.-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1208-
dc.description.abstractEste trabalho procura salientar os efeitos da progressão continuada na educação visando a motivação dos alunos para a aprendizagem. Historicamente, a educação no Brasil passou por diversas transformações, que inicialmente promoviam o denominado fracasso escolar. Existem registros desde programas educacionais voltados, unicamente, para o acesso às escolas pelos cidadãos de classes altas, até teorias que julgam a moralidade das pessoas considerando suas condições financeiras e impedindo seu acesso à educação. Além disso, um dos mais graves problemas enfrentados é o da evasão escolar que se agravou com os anos. Este fenômeno pode ser associado ao sistema de reprovação do aluno que provocava no sujeito a obrigação de repetir as mesmas atividades, sem considerar suas individualidades. Como alternativa para a busca do sucesso escolar surge o programa de progressão continuada, que uma vez implantado com qualidade poderia resultar em números positivos na educação. Entretanto, um dos fatores mais importantes para esse sucesso é a motivação do aluno, que depende da combinação de vários atores envolvidos na educação, além dos interesses e capacidades do indivíduo. A pesquisa realizada permitiu concluir que o programa de progressão continuada pode ser uma alternativa para o sucesso escolar, desde que a escola esteja preparada para a sua implantação, priorizando sempre os interesses do aluno, mantendo-o motivado conforme seus empenhos e competências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário São Camilo-
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleFracasso escolar : um olhar para a progressão continuada e a motivação para a aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.coursePsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Lima Alves.pdf471 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.