Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1205
Título: Efeitos da hipoterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral
Autor(es): Rusu, Joyce Liberali Pekelman
Gonçalves, Sophia Konidis
Palavras-chave: Terapia Assistida por Cavalos
Paralisia cerebral
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GONÇALVES, Sophia Konidis. Efeitos da hipoterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral. São Paulo, 2017. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017.
Resumo: INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral (PC) é definida como um grupo de desordens motoras permanentes atribuídas a uma lesão não progressiva que ocorre nos cérebros imaturos. Crianças com PC têm vários graus de disfunção do movimento e da postura, o que pode limitar a atividade física e participação na rotina diária. A Hipoterapia tem sido sugerida como forma de tratamento para esses pacientes, por conta do cavalo proporcionar uma base dinâmica de apoio, tornando-a uma excelente ferramenta para melhorar a força do tronco, controle, equilíbrio, construindo força postural global e resistência. Além disso, os movimentos recíprocos tridimensionais do cavalo caminhando, produzem um movimento pélvico no paciente, que se assemelha ao movimento pélvico durante a locomoção. OBJETIVO: Investigar os efeitos da Hipoterapia no tratamento, em crianças de até 12 anos de idade, com Encefalopatia Crônica não Evolutiva. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, desenvolvida em cinco etapas: 1) Definição da pergunta; 2) Busca por evidências científicas; 3) Revisão e seleção dos artigos científicos; 4) Análise da qualidade metodológica dos estudos; 5) Apresentação dos resultados. Foram acessadas as fontes de dados: PubMed; BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE ? BVS, utilizando as bases da Ciências da Saúde em Geral - LILACS, BVS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO e a PEDro. O período cronológico foi de 2017 a 2000. O operador booleano utilizado foi o ?AND?. Foram incluídos artigos nas línguas Português, Inglês e Espanhol. Nos Descritores em Ciências da Saúde foi selecionado termo Terapia Assistida por Cavalos/Equine-Assisted Therapy. Associada a este descritor foram utilizadas as palavras: hipoterapia/Hippotherapy e paralisia cerebral/Cerebral Palsy. Os artigos selecionados foram recuperados na íntegra. Os critérios de inclusão foram: (1) Crianças (até os 12 anos de idade); (2) Ambos os gêneros (feminino/masculino); (3) Com diagnóstico de paralisia cerebral; (4) Sujeitos em processo de reabilitação com a hipoterapia. Os critérios de exclusão foram: (1) Métodos com indicação de viés científico; 2) Revisões de literatura, revisões sistemáticas e meta-análises; 3) Estudos de caso. RESULTADOS: A estratégia de busca identificou uma seleção de treze artigos. Foram observadas melhoras nos seguintes aspectos: 1) Função motora grossa (4 artigos); 2) Desempenho funcional (2 artigos); 3) Equilíbrio estático e dinâmico (1 artigo); 4) Estabilidade da cabeça e tronco (1 artigo); 5) Marcha(2 artigos); 6) Ganho de tônus Muscular (1 artigo) 7) Simetria da atividade muscular (1artigo); 8) Simetria postural (1 artigo); 9) Equilíbrio sentado (1 artigo). CONCLUSÃO: O tratamento com a Hipoterapia pode potencializar o processo de reabilitação de crianças com paralisia cerebral, sendo assim, trata-se de um método, a ser considerado, para a população estudada.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1205
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sophia Konidis Gonçalves.pdf482.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.