Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1199
Título: O papel do símbolo na psicoterapia junguiana
Autor(es): Vergueiro, Paola Vieitas
Nóbrega, Carolina Karnakis de
Palavras-chave: Simbologia
Psicoterapia
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: NÓBREGA, Carolina Karnakis de. O papel do símbolo na psicoterapia junguiana. São Paulo, 2016. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: Este trabalho investiga o conceito de símbolo para teoria junguiana e sua aplicação em psicoterapia. Para realiza-lo utiliza o método de análise qualitativa, através de um levantamento bibliográfico de caráter exploratório. Destaca e investiga três conceitos fundamentais para a compreensão da psicodinâmica relacionada ao símbolo: função transcendente, energia psíquica e movimento libidinal. Discrimina a abordagem simbólica das três escolas de psicologia analítica, em seus eixos teórico-práticos: a clássica, a desenvolvimentista e a arquetípica. Apresenta como cada escola contempla de forma particular o símbolo, resultando em um enfoque psicoterápico diferente. Discute seus resultados, observando a relevância da simbologia na clínica junguiana. Finaliza tecendo considerações sobre a pesquisa realizada à luz das particularidades da psicologia como ciência.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1199
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc.pdf627.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.