Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1197
Título: Avaliação da capacidade funcional e dos níveis de ansiedade e depressão de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos regulares
Autor(es): Barbosa, Renata Cléia Claudino
Frizzo, Camila França
Cardoso, Fernanda Oliveira
Ribeiro, Tamiris Aguiar
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Idoso fragilizado
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FRIZZO, Camila França; CARDOSO, Fernanda Oliveira; RIBEIRO, Tamiris Aguiar. Avaliação da capacidade funcional e dos níveis de ansiedade e depressão de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos regulares. São Paulo, 2017. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017.
Resumo: As alterações fisiológicas do envelhecimento podem contribuir para o declínio da capacidade funcional e para o desenvolvimento de doenças crônicas como a ansiedade e a depressão. Diante deste cenário, ações de prevenção e promoção da saúde como a prática regular de exercícios físicos são empregadas na prática na tentativa de minimizar o impacto negativo destas condições na qualidade de vida do idoso. O objetivo deste estudo é avaliar a capacidade funcional, níveis de ansiedade e depressão de idosos praticantes e não praticantes de exercício físico regular. Tratase de um estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Camilo (parecer nº 2284976). Participaram do estudo 40 idosos frequentadores do Centro Social da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia que foram divididos em Grupo Praticante (GP=20) e Grupo Não Praticante (GNP=20) de atividade física regular e submetidos a avaliação da capacidade funcional e dos níveis de ansiedade e depressão. A comparação entre os grupos foi realizada por meio do teste T Student e o nível de significância de 5% (p < 0,05). Os idosos do GP apresentaram melhor capacidade funcional (pontuação SPPB: 7 ± 1,6 vs. 5,6 ±1,9; p=0,04) e menores níveis de depressão em relação ao GNP (pontuação GDS: 5,8±4,8 vs. 12 ±6,5; p = 0,002) respectivamente. Não houve diferença estatística nos níveis de ansiedade entre os dois grupos (4,6 ±5,3 vs. 7,5 ±4,7). Conclui-se que idosos praticantes de exercício físico regular apresentaram melhores níveis de capacidade funcional e menores níveis de depressão.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1197
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila França Frizzo.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Camila França Frizzo 2.pdf10 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.