Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1179
Título: Instrumentos de avaliação na doença de parkinson: atualização e padronização para fisioterapia
Autor(es): Aquino, Leticia Moraes de
Morais, Mariana Alves de
Bonfim, Micheli Fernandes
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Exercício
Fisioterapia
Qualidade de vida
Transtornos dos movimentos
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MORAIS, Mariana Alves de; BONFIM, Micheli Fernandes. Instrumentos de avaliação na doença de parkinson: atualização e padronização para fisioterapia. São Paulo, 2016. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: INTRODUÇÃO: A doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que apresenta diversos sintomas motores como tremor, rigidez muscular, acinesia e distúrbios do equilíbrio e da marcha. Nos últimos anos diversos estudos têm sido publicados no manejo destes sintomas, porém de forma heterogênea e não padronizada, dificultando a adoção de condutas por meio da melhor prática clínica baseada em evidência. O conhecimento dos desfechos e os instrumentos mais sensíveis e indicados, são essenciais para padronização dos trabalhos na comunidade científica. OBJETIVO: Identificar os principais e mais atuais instrumentos utilizados na avaliação dos sintomas motores em pacientes com DP. MÉTODO: Revisão de literatura nas Bases de Dados em Saúde (PubMed); entre os anos 2010 e 2015, escritos em português e inglês. As palavras chaves foram fisioterapia (physical therapy) e Doença de Parkinson (Parkinson Disease). RESULTADOS: Foram selecionados 328 estudos, que após os critérios de exclusão, resultaram em 16 artigos (5 duplicados): 11 artigos científicos. Os instrumentos encontrados foram: Unified Scale Evaluation of Parkinson's disease (UPDRS), Timed Up and Go (TUG), Berg Balance scale (BBS), Teste de caminhada de seis minutos (TC6M), velocidade da marcha em 10 metros (TC10m), Parkinson?s Disease Questionnaire (PDQ-39), Teste de Alcance funcional (FRT), Força muscular máxima (1RM) e questionário Freezing of Gait (FOG-Q). CONCLUSÃO: Sugere-se o uso dos instrumentos encontrados, por serem mais sensíveis, atuais, utilizados e indicados pela comunidade científica para avaliação dos principais sintomas motores na DP para padronização do uso e aplicação clínica baseada em evidência.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1179
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf616.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.