Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1097
Título: Análise da composição nutricional de bolos e biscoitos industrializados destinados ao público infantil
Autor(es): Ganen, Aline de Piano
Pavão, Júlia Remedi Markarian
Lorencini, Laura
Ribeiro, Mariana
Palavras-chave: Alimentos industrializados
Criança
Educação alimentar e nutricional
Obesidade
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: PAVÃO, Júlia Remedi Markarian; LORENCINI, Laura; RIBEIRO, Mariana. Análise da composição nutricional de bolos e biscoitos industrializados destinados ao público infantil. São Paulo, 2020. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os produtos processados e ultra processados são alimentos submetidos a alterações na sua composição química, com o objetivo de prolongar sua validade e torná-los mais palatáveis. Nas últimas décadas, com o aumento do consumo mundial desses alimentos na população infanto-juvenil, elevaram as taxas de sobrepeso e obesidade, aumentando o risco de desenvolvimento precoce de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, nota-se o apelo do marketing para aumentar o consumo destes produtos pelo público infantil, utilizando muitas vezes desenhos e personagens em suas embalagens e propagandas. OBJETIVO: Analisar e comparar a tabela nutricional de bolos e biscoitos industrializados, destinados ao público infantil, de acordo com a recomendação de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. MÉTODOLOGIA: Selecionaram-se 43 produtos comercializadas nos mercados das cidades de São Paulo, Osasco e Barueri. Analisaram-se informações nutricionais nos rótulos, conforme o modelo de perfil nutricional da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização da Saúde quanto ao teor crítico de açúcares, carboidratos, proteínas, fibras, sódio, gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans. RESULTADOS: Os biscoitos com e sem recheio apresentaram valor calórico e carboidratos totais estatisticamente superiores aos encontrados nos bolos. Destaca-se que os biscoitos recheados apresentaram quantidade de açúcares e gorduras totais significativamente maior quando comparados aos sem recheio. Também foi possível observar que a quantidade de proteína dos biscoitos com recheio foi menor em relação aos biscoitos sem recheio. Aqueles que apresentaram personagens, também apontaram maior quantidade de açúcar quando comparados aos biscoitos sem personagens, no grupo com e sem recheio. CONCLUSÃO: A análise do perfil nutricional e a presença de personagens destes produtos mostrou ser fundamental para conscientização e adoção de estratégias para educação alimentar na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis na infância, uma vez que estes representam um alto percentual de contribuição de açúcar e são considerados altamente palatáveis e de preferência por este público.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1097
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Júlia Remedi Markarian Pavão.pdf364.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.