Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1089
Título: A importância das atuais pesquisas em neuroimagem utilizando imagens por tensores de difusão (DTI) em casos de depressão maior
Autor(es): Ruiz, Cristiane Regina
Sgobin, Leonardo Molina
Cilento, Roberto Cicotti
Palavras-chave: Neuroimagem
Pesquisa
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SGOBIN, Leonardo Molina; CILENTO, Roberto Cicotti. A importância das atuais pesquisas em neuroimagem utilizando imagens por tensores de difusão (DTI) em casos de depressão maior. São Paulo, 2016. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: O Transtorno Depressivo Maior é caracterizado, principalmente, pela proeminência do sentimento de tristeza ou a perda da capacidade de experimentar prazer na realização de grande parte das atividades cotidianas, tornando-se uma doença incapacitante muito recorrente na sociedade, existindo assim uma necessidade de atenção especial ao planejamento relacionado à saúde pública, tanto no campo de diagnóstico quanto na realização do tratamento adequado. Os avanços em pesquisas de neuroimagem nas últimas décadas são notáveis, sendo que, os campos de estudo da ressonância magnética têm mostrado grande progresso em relação à pesquisa e diagnóstico de doenças ou transtornos com base neural, dentre eles, estudos de imagens por tensores de difusão (DTI). Através de uma revisão bibliográfica, descrevemos as pesquisas atuais em neuroimagem relacionadas à depressão maior, bem como demonstramos alterações encontradas no tecido encefálico a partir das técnicas de DTI. As regiões afetadas, majoritariamente, fazem conexões com o sistema límbico. Os artigos encontrados variaram imensamente em suas metodologias e resultados, devido à heterogeneidade da doença. Mesmo sugerindo-se novas pesquisas com o número maior de sujeitos e com uma metodologia exemplar capaz de igualar todos os sujeitos pesquisados, a caracterização da depressão maior por neuroimagem ainda seria desafiadora, mas não impossível. Por fim, o diagnóstico clínico através do DSM é a ferramenta ideal para caracterização destes indivíduos, tornando a neuroimagem atualmente, um complemento ao diagnóstico.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.