Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1087
Título: Avaliação dos conteúdos de vídeos veiculados no youtube® sobre vegetarianismo na infância
Autor(es): Ganen, Aline de Piano
Brito, Anderson Luis Porto de
Lima, Fabiana Sonia Melo de
Brito, Giovanna França
Palavras-chave: Dieta vegetariana
Nutrição da criança
Nutrientes
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BRITO, Anderson Luis Porto de; LIMA, Fabiana Sonia Melo de; BRITO, Giovanna França. Avaliação dos conteúdos de vídeos veiculados no youtube® sobre vegetarianismo na infância. São Paulo, 2020. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: A dieta vegetariana é caracterizada pela exclusão de carnes, enquanto no veganismo há exclusão total de produtos de origem animal não apenas do hábito alimentar, é um movimento na qual não usa nada advindo de exploração animal. A prática do vegetarianismo na infância requer maior atenção, pois deficiências podem impactar no crescimento e desenvolvimento, bem como em sua saúde em longo prazo. O objetivo do estudo foi avaliar os conteúdos de vídeos no YouTube® sobre o vegetarianismo e veganismo na infância. Realizou-se uma análise de 21 vídeos relacionados a alimentação de crianças vegetarianas e vegetarianas estritas, sendo classificados de acordo com as diretrizes da Sociedade vegetariana brasileira (SVB, 2018) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP, 2017). Realizou-se análise de 3 vídeos voltados ao diário alimentar, em que calculou-se o valor calórico e nutricional e comparados com as recomendações das Dietary Reference Intakes (DRIs) por faixa etária. Além disso, realizou-se uma revisão bibliográfica por meio de livros e artigos científicos, com buscas feitas nas bases de dados virtuais de confiabilidade científica: PUBMED (NLM) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os resultados indicam que a maioria dos vídeos pesquisados não foram publicados por nutricionistas ou pediatras, não estão de acordo com as informações das diretrizes e não são citados a importância de nutrientes essenciais para a saúde dessas crianças. Portanto, entende-se que informações das mídias sociais podem oferecer orientações inadequadas quanto à prática do vegetarianismo, principalmente quando se refere ao público infantil. Estes achados reforçam a necessidade do atendimento individualizado e realizado por profissionais capacitados para a aquisição dos benefícios de uma dieta vegetariana na infância, bem como para que não ocorra nenhuma deficiência nutricional, comprometendo seu desenvolvimento e crescimento.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1087
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Luis Porto de Brito.pdf832.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.