Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1084
Título: Estudo da técnica de Time-of-flight na avaliação vascular cerebral por ressonância magnética
Autor(es): Melo, Homero José de Farias e
Oliveira, Karolline Silva
Sacramento, Thainá Gomes
Palavras-chave: Cérebro
Diagnóstico por imagem
Doenças vasculares
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: OLIVEIRA, Karolline Silva; SACRAMENTO, Thainá Gomes. Estudo da técnica de Time-of-flight na avaliação vascular cerebral por ressonância magnética. São Paulo, 2016. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: As doenças vasculares cerebrais estão incluídas em uma das três causas de mortes mais frequentes na maioria dos países do mundo, além de causar um alto teor de incapacidade física e intelectual nos pacientes que por elas são afetados, possuindo, portanto, grande relevância clínica e ilimitados estudos sobre o aprimoramento e descoberta de novas técnicas de diagnóstico por imagem para avaliar de forma não invasiva os aspectos angiográficos do cérebro. Este estudo tem como objetivo discutir sobre os princípios da técnica sem utilização de contraste, Time-of-Flight (TOF), realizada na Angiografia por Ressonância Magnética (Angio-RM) para avaliação vascular cerebral discutindo suas vantagens sobre a Angiografia convencional, e sua aplicabilidade diagnóstica. Trata-se de uma revisão literária em livros e estudos científicos encontrados em bases de dados e revistas eletrônicas nos idiomas em inglês, espanhol e português. Como resultado da pesquisa foi possível observar que a Angio-RM é um método diagnóstico por imagem que tem demonstrado sua capacidade para avaliar de forma não invasiva os aspectos angiográficos da vascularização cerebral, substituindo a Angiografia convencional. Uma das sequências de pulso mais utilizadas para geração de imagens angiográficas cerebrais é a técnica TOF, que tem como característica principal a detecção da diferença de magnetização longitudinal entre os spins não saturados (hipersinal), que estão fluindo nos vasos sanguíneos, e os que foram saturados (hipossinal) pelos pulsos de radiofrequência e estão no tecido estacionário. Sendo assim, é possível concluir que o TOF tem sido a técnica de diagnóstico por imagem escolhida em casos de suspeita ou estadiamento de doença vascular oclusiva, malformações arteriovenosas intracranianas, pesquisa de aneurismas cerebrais e trombose venosa, entre outras, e por ser uma técnica que faz uma boa avaliação vascular cerebral sem o uso de radiações ionizantes e contraste endovenoso iodado ou paramagnético, garante a saúde do paciente e a qualidade do exame.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1084
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karolline Silva Oliveira.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.