Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1055
Título: Comunicação bidirecional entre a privação de sono e o padrão de secreção de citocinas pró-inflamatórias
Autor(es): Lallo, Maria Anete
Souza, Gabriela Castilho de
Palavras-chave: Citocinas
Depressão
Inflamação
Privação do sono
Sono
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SOUZA, Gabriela Castilho de. Comunicação bidirecional entre a privação de sono e o padrão de secreção de citocinas pró-inflamatórias. São Paulo, 2016. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: O sono apresenta diversas funções no organismo, sendo essencial para a manutenção da homeostase. Nas últimas décadas vem ocorrendo uma diminuição no tempo de sono dos indivíduos. A restrição ou privação de sono é muito comum na sociedade moderna e tem efeitos prejudiciais ao organismo. Existe uma comunicação bidirecional entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema imune, e a restrição de sono já foi relacionada com a alteração do padrão de citocinas. Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a restrição ou privação de sono e a alteração de citocinas pró-inflamatórias, no SNC. Realizou-se uma revisão bibliográfica, a partir da seleção de artigos nas bases de dados Medline, Google Acadêmico e nas bibliotecas virtuais SciElo, Pubmed e Lilacs, além da consulta a livros encontrados na biblioteca Padre Inocente Radrizzani. Foram incluídos artigos publicados na íntegra, em periódicos indexados, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem seleção de período. Nos quadros inflamatórios e infecciosos é muito comum que o indivíduo apresente alterações no sono, principalmente o aumento desse. A privação de sono está relacionada ao aumento na suscetibilidade a infecções, alteração de leucócitos e alteração no padrão de citocinas. De forma geral, as citocinas pró-inflamatórias são indutoras de sono, em especial a interleucina-1 (IL-1) e o fator de necrose tumoral-a (TNF-a). A privação de sono já foi relacionada com o aumento de citocinas próinflamatórias, o que pode levar a um quadro de neuroinflamação e causar diversas consequências, como, por exemplo, o desenvolvimento da depressão. Assim, a preservação da qualidade do sono é essencial para prevenir a alteração de citocinas no SNC e suas consequências.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1055
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Castilho de Souza.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.